Objetivo é percorrer escolas de Marília para falar sobre a importância da higiene bucal
O curso de Odontologia da Universidade de Marília (Unimar) realizou a primeira atividade do Projeto Movimento Sem Cárie, na Escola Estadual Professor Antônio Gomes de Oliveira, na zona oeste de Marília. O programa tem como objetivo reforçar às crianças e adolescentes, além de seus familiares, a importância da higiene bucal.
A coordenadora do curso de Odontologia da Unimar, Prof. Beatriz Flávia de Moraes Trazzi, explica que levar prevenção e saúde é o objetivo do projeto.
A primeira atividade foi realizada com as crianças da Escola Estadual Professor Antônio Gomes de Oliveira. Acompanhadas de seus pais ou responsáveis, as crianças participaram de teatro de fantoches, destacando a importância da escovação.
Na sequência, passaram por avaliação bucal com os acadêmicos do curso de Odontologia, sob a supervisão dos docentes, enquanto os pais participaram de palestras sobre a importância de manter uma rotina de higiene bucal, para prevenção da saúde das crianças.
Ainda segundo Flávia, é fundamental que os pais e responsáveis estejam alinhados com o que foi ensinado, para poder seguir com as orientações em casa.
Após a avaliação, as crianças receberam orientações da equipe e seguiram para escovar os dentes. Aquelas que apresentaram alguma questão identificada, foram encaminhadas para receber atendimento na Clínica de Odontologia.
O acadêmico do curso de Odontologia da Unimar, Marcos Misael, destacou a importância das atividades extramuros.
Repercussão
A diretora da Escola Estadual Professor Antônio Gomes de Oliveira, Madalena Salina Sanches, destacou a alegria de receber o Projeto. “Eu achei muito, muito importante essa conscientização e parceria. Os alunos estão muito felizes e nós também”, ressalta.
Para a coordenadora da Escola Estadual Professor Antônio Gomes de Oliveira, Eliza Mioto Avanzi, foi muito gratificante realizar o Projeto.
“Estou muito feliz com a parceria, vendo os pais e as crianças aqui presentes, porque a gente percebeu a necessidade de abordar a questão da higiene bucal e a Universidade abordou de forma lúdica, ensinando a escovação. Tenho certeza que fará muita diferença em nosso dia a dia escolar”, destaca.
Para João Barbosa de Souza, que acompanhou o filho de cinco anos no projeto, foi um sábado divertido e muito importante.
“As crianças não gostam muito de escovar os dentes, então a gente precisa sempre incentivar e mostrar que vale a pena prevenir, para não ter problema mais para frente. Foi um sábado bem diferente e meu filho gostou muito”, conta.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288