Objetivo é uma atuação conjunta e automatizada com setores da Assistência ou Direitos Humanos para uma resolução mais ágil e eficaz
As Secretarias Municipais de Assistência e Desenvolvimento Social e de Direitos Humanos de de Marília firmaram um convênio com a Polícia Militar do Estado de São Paulo para a implantação do Sistema Órion de Boletim de Ocorrência Social.
Trata-se de uma plataforma online segura que possibilita a integração e troca de informações entre os setores, quando uma ocorrência policial de caráter social é identificada.
A parceria vai permitir que ocorra uma atuação conjunta entre a segurança pública e a rede social e de saúde do município em casos que se necessite apoio, intervenção ou acompanhamento devido à vulnerabilidade social ou ao risco de desassistência.
O convênio foi assinado entre o prefeito municipal Daniel Alonso e o comandante do 9º Batalhão da Polícia Militar do Interior (9º BPMi) Alexandre Espíndola Cardoso Ledo.
Como vai funcionar
Durante o atendimento de uma ocorrência, ao observar uma demanda social (criança em situação de risco, desentendimento familiar, idoso em situação de abandono), o policial militar irá elaborar um boletim de ocorrência de natureza social para ser inserido no Sistema Órion.
Essas informações serão compartilhadas com os órgãos assistenciais parceiros, que poderão informar as ações adotadas para o caso, buscando assim uma solução conjunta.
O sistema permite, ainda, que o PM saiba quais ações estão sendo tomadas naquele determinado local, onde rotineiramente viatura é acionada para resolver demanda social.
Segundo a corporação, essas ocorrências correspondem à maior parte dos atendimentos da PM. Com o sistema, o órgão acredita que as viaturas poderão se concentrar mais no patrulhamento preventivo e criminal.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288