O Ministério da Saúde emitiu nota após Fausto Silva ser submetido a transplante de coração em São Paulo neste domingo (27) para explicar que o apresentador teve prioridade para transplante devido à gravidade de seu caso.
O Ministério da Saúde destacou que Faustão se adequava nos quesitos de prioridade para ser transplantado "em razão de seu estado muito grave". "Ele recebeu um coração após constatada a compatibilidade necessária para o procedimento", diz o ministério.
Ainda, o ministério afirmou que a lista de espera para transplantes é a mesma tanto na rede pública quanto na privada. A ordem de preferência obedece a critérios técnicos.
Já a Central de Transplantes do Estado de São Paulo explicou que Faustão ocupava o segundo lugar na fila de espera por um coração.
Ainda, segundo a Central de Transplantes, a equipe transplantadora do paciente que ocupava a primeira posição decidiu pela recusa do órgão e, desta forma, a oferta seguiu para o segundo paciente, que era o apresentador.
Faustão transplantado
Internado desde 5 de agosto no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, Fausto Silva fez cirurgia para receber o novo coração em 27 de agosto. "O procedimento foi realizado com sucesso e Fausto Silva permanece na UTI, pois as próximas horas são importantes para acompanhamento da adaptação do órgão e controle de rejeição", informou em nota o Hospital Albert Einstein.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288