Variante da covid Éris: o que cientistas dizem sobre volta das máscaras

Compartilhe:

Segundo o Ministério da Saúde, a primeira notificação no país veio do estado de São Paulo, na noite desta quinta-feira (17). Trata-se de uma paciente do sexo feminino, de 71 anos, que reside na capital paulista.

Segundo o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde, a paciente já está curada, tendo apresentado os primeiros sintomas de febre, tosse, fadiga e dor de cabeça. Ela já estava com esquema vacinal completo - que é a melhor forma de evitar a doença ou suavizar os sintomas.

Quais são os sintomas da variante Éris? Os sintomas são os mesmos vistos em casos anteriores de covid: coriza; espirros; tosse seca e contínua; febre e dor de garganta também podem aparecer.

Com base nos dados registrados no País, a SBI declarou que não há necessidade de mudança nas recomendações vigentes.

Especialistas também têm ressaltado que não há motivos para alarmismo, mas apontam para a importância de as pessoas estarem atentas à cobertura vacinal. Isso porque, apesar da percepção geral de que variantes como a Ômicron resultam em infecções menos graves, estar protegido é fundamental.

Vale lembrar que, ainda que a Organização Mundial da Saúde tenha decretado o fim da emergência em saúde há mais de três meses, a covid-19 persiste: segundos dados da própria organização, cerca de 300 mil casos da doença foram registrados no planeta nos últimos sete dias.

 

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.