Quem Somos | Politicas de Privacidade | Termos de uso | A agilidade do jornalismo online.
Visão Notícias - Informações de Marília e região
Visão Notícias - Informações de Marília e região

Informações de Marília e região

- Marília/SP

Postado em 26/07/2023 às 13:45

Unimar lança Programa pioneiro de Mestrado Profissional em Administração de Organizações Inovadoras

É o único do interior de São Paulo aprovado pela Capes/MEC. Reitor destaca mais este avanço nas áreas de ensino e pesquisa.

A Universidade de Marília (Unimar) anunciou, em entrevista coletiva à imprensa, a aprovação do seu mais novo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu: o Mestrado Profissional em Administração de Organizações Inovadoras.

Aprovado pela Capes/MEC, o programa representa uma grande conquista para Marília e toda a região do interior de São Paulo, pois será o primeiro e único com essa especialização na área.

O Mestrado Profissional em Administração de Organizações Inovadoras surge como uma resposta à crescente demanda por profissionais altamente capacitados e especializados na gestão de organizações em um cenário cada vez mais competitivo e voltado para a inovação.

Atualmente, o programa mais próximo em funcionamento encontra-se a 425 km de distância, em Campo Limpo Paulista, tornando o novo programa da Unimar uma opção acessível e conveniente para os profissionais da região.

O novo programa de mestrado foi anunciado durante coletiva à imprensa.

Apenas 12,5% das propostas de Mestrado Profissional submetidas nos anos de 2022 e 2023 foram aprovadas pela Capes, evidenciando a seletividade e o rigor com que o programa da Unimar foi avaliado e aprovado.

Somando-se as propostas de mestrado acadêmico, o índice de aprovação foi de apenas 16%, e considerando todos os níveis de Mestrado e Doutorado, somente 17% foram aprovados. Esses números destacam ainda mais a relevância e a excelência do novo programa da Unimar.

Presente para Marília

Durante entrevista coletiva à imprensa, a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação e Ação comunitária da Universidade de Marilia, Fernanda Mesquita Serva (foto), destacou a importância dessa aprovação pela Capes/MEC. "Estamos muito felizes de presentear a nossa cidade que vai receber alunos de todo o Brasil".

Ela também parabenizou toda a equipe que esteve envolvida nesse projeto, liderada pelo coordenador do programa, Prof. Dr. Carlos Francisco Bitencourt Jorge.

Fernanda Mesquita Serva lembrou ainda as últimas aprovações de programas de pós graduação: Doutorado em Direito (2017), Mestrado Interdisciplinar na área de Saúde (2018) e Mestrado Profissional na área de Medicina Veterinária, Saúde e Ambiental (Ciências Agrárias), ocorrida em 2019.

Agora, logo na primeira análise feita pelo órgão federal após o período de pandemia, a Unimar se destaca novamente com o Mestrado Profissional em Administração de Organizações Inovadoras.

Qualificação profissional

Já o reitor da Unimar, Márcio Mesquita Serva, também parabenizou toda a sua equipe por mais essa conquista, observando que este é o papel de toda universidade.

"Só existe universidade aquelas que possuem cursos de pós, mestrado e doutorado", enfatizou - o que ocorre com a Unimar que avança cada vez nessa área.

Márcio destacou ainda a importância das entidades que estão envolvidas na aprovação desse programa, pois vai permitir a qualificação profissional desses alunos.

"O ensino só termina na empresa (na contratação desses profissionais). O importante é que nós eduquemos nossos alunos desde o início da faculdade para que eles entendam que vão estudar, que será um desenvolvimento diário", assinalou o reitor da Unimar.

Funcionamento do programa

A primeira turma do Programa de Mestrado Profissional em Administração de Organizações Inovadoras terá início nos primeiros meses de 2024, com a oferta de 15 vagas semestrais. 

O coordenador do programa, Prof. Dr. Carlos Francisco Bitencourt Jorge (foto), enfatiza que este é um momento de celebração e compartilhamento com toda a região.

"Em breve, vamos visitar as empresas de Marília em busca de parcerias, ofertando oportunidades de capacitação para profissionais gestores", explica o coordenador, demonstrando o comprometimento em estabelecer parcerias com o setor empresarial local para o desenvolvimento conjunto de talentos e soluções inovadoras.

Histórico do Programa

O programa é fruto do trabalho colaborativo entre docentes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Publicidade e Propaganda, Psicologia e Direito, que se reuniram no final de 2018 com o objetivo de construir um espaço de reflexões e articulações no âmbito da gestão, com foco específico na inovação e competitividade.

Em fevereiro de 2019, esses docentes fundaram o grupo de pesquisa "Administração de Organizações Inovadoras", que foi oficialmente cadastrado no CNPQ em abril do mesmo ano.

O grupo de pesquisa atua sob a orientação de duas linhas de pesquisa principais: "Informação e Conhecimento Organizacional" e "Abordagens para Inovação Organizacional".

Seu propósito é formar profissionais e pesquisadores capazes de identificar problemas e oportunidades nas organizações, gerando novos conhecimentos e inovações para aumentar a competitividade das mesmas.

Os participantes do grupo desenvolvem suas competências para estruturar e conduzir projetos de pesquisa, selecionando conceitos, técnicas e abordagens apropriadas para abordar suas necessidades específicas.

A Unimar se orgulha em oferecer à comunidade acadêmica e profissional do interior de São Paulo esta oportunidade única de formação e aprimoramento na área de Administração de Organizações Inovadoras.

O novo programa de mestrado contribuirá significativamente para o desenvolvimento regional e para a qualificação de profissionais que impulsionarão a inovação e o sucesso das organizações locais.


 

 

 

© Copyright 2017. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita do visaonoticias.com
Desenvolvido por StrikeOn

Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade. Para mais informações, clique aqui.