Uma explosão atingiu na madrugada desta terça-feira (06) a barragem de Nova Kakhovka, localizada em uma parte controlada pela Rússia no sul da Ucrânia. Autoridades russas e ucranianas trocam acusações sobre a responsabilidade pelo incidente.
“O exército russo cometeu outro ato de terror. Ele explodiu a Usina Hidrelétrica de Kakhovka. A água atingirá um nível crítico em cinco horas.”, disse Oleksandr Prokudin, chefe da administração militar da região de Kherson, nomeado pela Ucrânia.
Por outro lado, uma autoridade instalada pela Rússia em Nova Kakhovka culpou o rompimento da barragem da cidade a ataques ucranianos.
O prefeito de Nova Kakhovka, Vladimir Leontiev, reconheceu nesta terça-feira que ataques noturnos destruíram partes da barragem e que o ataque foi “um ataque terrorista sério”.
Evacuação de civis: A polícia e equipes de emergência estão em alerta para evacuar civis de possíveis zonas de inundação enquanto a água jorra da barragem.
Com o nível da água subindo, o ministério pediu a todos na “zona de perigo” que desliguem todos os aparelhos elétricos, levem documentos e itens essenciais e cuidem de “entes queridos e animais de estimação”.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288