Em comemoração ao Dia Mundial da Voz (neste domingo, dia 16), o Departamento de Higiene e Saúde de Pompeia realizou durante a semana uma campanha de alerta sobre os excessos com a saúde da voz, cometidos da infância à vida adulta.
Um sinal de alerta, de acordo com as fonoaudiólogas, é quando há rouquidão ou mudança na voz persistentes por mais de 15 dias.
“Procurar ajuda profissional é importante para prevenir e diagnosticar as patologias da voz que costumam se dividir por faixa etária e pela função dada a voz de acordo com o perfil de cada pessoa”, explicam as doutoras da rede, Fernanda T. S. F Lima e Giani M. R Cabrini.
Entre as doenças mais diagnosticadas estão a paralisia das cordas vocais, o surgimento de pólipos (saliência na corda vocal originária de um grito, por exemplo) e nódulos e a disfonia psicogênica (perda da voz por questões psicológicas), que podem ser evitadas com medidas simples, como não fumar nem consumir bebidas alcoólicas em excesso e dar preferência aos alimentos pobres em gordura e ricos em fibras.
Também é importante que as pessoas se habituem a examinar sua boca diante do espelho à procura de caroços, aftas, manchas brancas e outros ferimentos. Além disso, cuidar da higiene bucal e visitar o dentista periodicamente ajudam a realizar a detecção precoce de um câncer.
Cuidados para preservar a voz:
- Beba líquidos em temperatura ambiente para fazer a hidratação de toda a mucosa e trato vocal;
- Faça exercícios de aquecimento e desaquecimento da voz;
- Coma alimentos que facilitem a limpeza e fluidez de secreções bucais (como a maçã);
- Evite fumar;
- Evite a tosse provocada;
- Evite bebidas alcoólicas;
- Procure um otorrinolaringologista ou fonoaudióloga em caso de rouquidão persistente por mais de duas semanas; se tiver dor ou ardência na garganta ou dificuldades de engolir.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288