Uma lua cheia batizada de "Superlua Rosa" será visível em todo o Brasil nesta quinta-feira (6), segundo a Nasa, a agência espacial norte-americana.
Nesta fase, a Lua vai aparecer maior e mais brilhante do que o normal durante as três noites em que ficara na fase cheia, já que ela estará próxima ao seu perigeu, o ponto mais próximo da Terra durante sua órbita. No Brasil, isso acontecerá especificamente às 4h35 da madrugada.
O nome "Superlua Rosa" foi dado por povos nativos dos Estados Unidos porque a flor desabrocha nessa época do ano, quando é primavera no Hemisfério Norte. Apesar do nome, a Lua não terá nenhuma mudança de cor.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/r/gxWXeCRQqc3fAOUI6jIA/moon.png)
Comparação da Nasa mostra diferença entre uma lua 'normal' e 'superlua', à direita. — Foto: Reprodução/Nasa
No calendário cristão, esta é a Lua Pascal, a partir da qual se calcula a data da Páscoa. De acordo com a tradição, o feriado cristão da Páscoa é celebrado no primeiro domingo após a primeira lua cheia da primavera.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288