Ministério da Saúde convidou o médico Paulo Grippa para apresentar resultados dos procedimentos
O HBU (Hospital Beneficente Unimar) ganhou destaque nacional com a realização de cirurgias bariátricas por meio de videolaparoscopia em pacientes atendidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Procedimento tem um custo maior, mas garante mais segurança e melhor recuperação dos pacientes.
Segundo o médico Paulo Grippa, responsável pelo setor de cirurgia bariátrica, o trabalho visando realizar as cirurgias por videolaparoscopia começou há sete anos.
Ao chegar no HBU, Grippa apresentou a proposta de fazer as cirurgias por vídeo. O maior obstáculo era o valor pago pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
A superintendente da ABHU (Associação Beneficente Hospital Universitário), mantenedora do HBU, Márcia Mesquita Serva Reis, viu que poderia complementar esse custeio por meio de emendas parlamentares e outros convênios.
Com a iniciativa, o HBU passou a fazer um número cada vez maior de cirurgias bariátricas por meio de videolaparoscopia, sendo destaque em nível nacional.
O novo método de trabalho desenvolvido pelo HBU consiste em reunir todos os profissionais envolvidos no preparo. Dessa forma, o tempo de espera para fazer os procedimentos caiu de cinco ou seis anos, para alguns meses. O paciente é atendido pelo psicólogo, anestesista, nutricionista, clínico, fisioterapeuta, cardiologista e enfermagem.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288