A agilidade do jornalismo online.
Visão Notícias - Informações de Marília e região
Visão Notícias - Informações de Marília e região

Informações de Marília e região

- Marília/SP

Postado em 30/11/2022 às 08:00

Black Friday: Procon de Marília dá dicas sobre como resolver problemas com as compras

Consumidor também deve ficar atento aos boletos falsos e outros golpes via internet

Passado o período de Black Friday, muitos consumidores acabam se deparando com  problemas referentes a atrasos ou não entrega dos produtos ou diferentes daqueles que foram anunciados. Isso sem falar no risco de cair em golpes como boletos falsos.

Com objetivo de orientar os consumidores marilienses que aproveitaram esse período de compras, o Procon de Marília está dando dicas importantes. Assim, evitarão que tais compras promocionais não se transformem numa grande dor de cabeça. 

No Procon de Marilia, em torno de 40 por cento dos atendimentos realizados mensalmente, de alguma maneira se relacionam com o ambiente virtual.

"Apesar de muitos consumidores aguardarem essa data e elegerem este, como o melhor momento para realizar as suas compras, é preciso tomar muito cuidado para não ser vitima de golpes, como por exemplo, o golpe do boleto falso", afirmou o coordenador do órgão, Guilherme Moraes.

Como Resolver?

No caso de ser vítima de algum tipo de golpe, segundo Guilherme, é necessário que o consumidor comunique a fraude a autoridade policial, registrando boletim de ocorrência que deverá ser apurada a pratica criminosa.

Em posso do registro, o consumidor deverá comunicar o banco que ocorreu a emissão do Boleto, além de tentar, por meio de seu banco, o bloqueio dos valores usados para o pagamento.

Produto veio errado

"Muitas empresas dimensionam as qualidades dos produtos em seus sites de Internet visando induzir o consumidor a erro e assim facilitar a negociação e por consequência a compra daquele produto", lembra o coordenador do Procon de Marília (foto).

"Porém sempre que o produto entregue não cumprir com todas as funções que foram apresentadas antes da compra, o consumidor pode, a sua livre escolha, se arrepender daquela aquisição no prazo de sete dias contados da data do recebimento do produto", acrescenta.

Como Resolver?  "É necessário que o consumidor comunique o problema à empresa responsável pela venda e solicite a abertura de um registro que visa retirar da posse do consumidor o produto vendido de maneira enganosa. Importante salientar que, caso o consumidor desista da compra, nos termos do artigo 49 do código de defesa do consumidor, não poderá ser cobrado nenhum valor, a qualquer título do consumidor arrependido", diz Guilherme.

Prazo de entrega

O prazo de entrega é uma das condições essenciais que devem ser observadas nas vendas online, especialmente. O Procon alerta que isso é passível de multa e inclusive o cancelamento da compra com direito a restituição de todo o valor pago.

Como resolver? É necessário que o consumidor comunique o problema pelos canais oficiais da empresa que realizou a venda, anotando o número do protocolo e apresentando a sua opção de exigência nos termos estabelecidos pelo artigo 35 do código de defesa do consumidor", esclarece o coordenador do Procon.

Reclamações no Procon em Marília

O Procon em Marília esta atendendo presencialmente em sua sede estabelecida a Avenida das Indústrias, 294 em horário normal (das 08h00 as 17h00), além de destacar toda a sua equipe de fiscalização para o monitoramento do comércio local. Mais informações: e-mail procon@marilia.sp.gov.br e Facebook: https://www.facebook.com/mariliaprocon.

 

 

 

© Copyright 2017. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita do visaonoticias.com
Desenvolvido por StrikeOn