Dani Alonso está entre as 25 mulheres deputadas na próxima legislatura

Compartilhe:




Assembleia Legislativa destaca crescimento da bancada feminina a partir de 2023

A empresária mariliense Dani Alonso, eleita com mais de 80 mil votos, será uma das 25 deputadas estaduais da próxima legislatura da Assembleia Legislativa. Pelo levantamento, houve uma elevação dessa representatividade feminina, com um crescimento de 31,57%.

O balanço foi divulgado pela assessoria de imprensa da própria Alesp, a quantidade de mulheres na atual composição da Casa já era considerada uma marca histórica, com 19 parlamentares. Agora, as cadeiras do Parlamento Paulista serão ocupadas por seis deputadas a mais.

Das escolhidas pela população nas urnas, 13 foram reeleitas. As outras 12 assumem o posto pela primeira vez (como é o caso de Dani) ou retornam depois de um ou mais mandatos fora. Para se ter uma ideia, em 1984, haviam apenas duas mulheres na Assembleia.

De acordo com a cientista política Bárbara Regina Vieira Lopes, a discussão de temas relacionados às mulheres, nos últimos tempos, tem contribuído para que mais mulheres se candidatem e que, também, sejam eleitas.

Renovação

O resultado das urnas também apontou que a Alesp terá uma renovação geral significativa, a partir de 2023. Do total de eleitos, 40 não ocupam, ainda, uma cadeira no Legislativo. Os outros 54 foram reeleitos, entre eles o mariliense Vinicius Camarinha. Com isso, a renovação da Casa de Leis será de mais de 42%.

O mandato dos eleitos começa em 15 de março de 2023 e tem duração de quatro anos. Durante esse período, os parlamentares terão inúmeras atribuições, como fiscalizar os serviços e obras públicas; propor, discutir e votar projetos de lei; apreciar o orçamento do Estado; levantar as demandas dos cidadãos e defendê-las, entre outras.

 

 

 

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.