A agilidade do jornalismo online.
Visão Notícias - Informações de Marília e região
Visão Notícias - Informações de Marília e região

Informações de Marília e região

- Marília/SP

Postado em 21/09/2022 às 14:02

Docentes da Unimar estão no ranking dos pesquisadores mais influentes do mundo

A Universidade de Marília (Unimar) possui 19 docentes citados na lista dos 100 mil pesquisadores mais influentes do mundo, que representa 2% dos cientistas mais citados em cada área científica. O levantamento realizado pela Universidade de Stanford em parceria com a Editora Elsevier BV,  mostra quais são os pesquisadores que mais se destacam em suas categorias.

De acordo com a Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Ação Comunitária da Unimar, Fernanda Mesquita Serva (foto) o reconhecimento dos pesquisadores é motivo de muito orgulho.

A mantenedora da Unimar tem feito importantes investimentos na pesquisa, ciência, desenvolvimento e tecnologia do país e valorizar o corpo docente é um propósito da Instituição. Aproveito para parabenizar os professores Sandra, Daniel (foto), Elen, Raul, Daniela, Patrícia, Adriano, Heron, Leila, Maricelma, Cláudia, Jefferson, Mariana, Lucas, Eduardo, Paulo, Caio, Carlos e Emerson. Estes professores nos representam”, destaca.

O estudo foi fundamentado nas citações da base de dados Scopus, que é uma banco de dados de resumos e citações de artigos para jornais e revistas acadêmicas. Uma característica desse ranking é que ele considera métricas com e sem autocitação, sendo possível identificar a citação do trabalho por outros pesquisadores, não apenas pelo próprio autor.

Os cientistas são classificados em 22 campos científicos e 176 subcampos. Os percentis específicos de campo e subcampo também são fornecidos para todos os cientistas que publicaram pelo menos cinco artigos.

A docente Sandra Maria Bulhões (foto) é a pesquisadora com maior pontuação, entre os docentes da Unimar, com pesquisas na categoria Interdisciplinaridade entre doenças crônicas degenerativas, alimentos funcionais e plantas medicinais. Para ela, estar no topo do ranking de pesquisadores da Unimar é um privilégio. 

Para o docente e procurador da república, Jefferson Aparecido Dias (foto), que está na lista com pesquisas na área de Direito Constitucional Econômico e Direitos Humanos, constar do referido ranking é motivo de muita alegria.

Na categoria Gamificação, Competência Informacional, Gestão da Informação, Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva, o docente Carlos Francisco Bitencourt Jorge (foto) se destaca. Ele conta como sente-se honrado por integrar o ranking.

É um reconhecimento, porque trabalhamos de maneira séria. Nos envolvemos em pesquisas em que devolvemos para a comunidade, que é o mais importante, para as empresas e indústrias. Figurar neste rol dos 2% mais importantes do mundo é algo maravilhoso, que solidifica um trabalho e uma construção de anos. É importante ressaltar que nesta listagem é uma definição objetiva que fala sobre o fator de impacto, número de citações, número de artigos realizados pelos pesquisadores e isso, de fato, é um reconhecimento importante. Estar nestes 2% é maravilhoso”, destaca.

 

 

© Copyright 2017. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita do visaonoticias.com
Desenvolvido por StrikeOn