Postado em 10/09/2022 às 11:00 |
Estudos realizados pela equipe do hospital demonstraram o impacto de processos de melhorias na redução de desperdício na coleta de exames laboratoriais.
Um trabalho realizado pela equipe do HBU (Hospital Beneficente Unimar), liderados pelo médico e diretor de qualidade Uri Adrian Prync Flato, foi aprovado para participar do 7º Fórum Latino-Americano de Qualidade e Segurança na Saúde em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein.
O primeiro projeto denominado Recoleta UTI (Unidades de Terapia Intensiva Adulto e neonatal) avaliou a inserção de intervenções educacionais e modificação de processos internos na coleta de exames laboratoriais.
Aplicou-se uma metodologia de qualidade denominado PDSA antes e depois da intervenção com o objetivo de reduzir o percentual de desperdício de 25%.
A redução de recoleta de exames laboratoriais associa-se com redução de custos hospitalares e eficiência do sistema de saúde.
Os dados foram obtidos por meio de relatórios compartilhados pelo Departamento de Controle de Qualidade do laboratório e o setor de qualidade do HBU no período de 2019 e 2020.
O médico Uri Flato explica que para a análise das informações, foi utilizada o método Lean em Saúde por meio de estatística inferêncial, semelhante aos que se utiliza na indústria automobilística japonesa.
O diretor de qualidade destacou também que o erro laboratorial é definido como uma falha ocorrida em qualquer parte da jornada do paciente, ou seja, da coleta ao resultado final do laboratório.