Postado em 09/09/2022 às 17:47 |
Universidade de Marília celebra a data destes profissionais indispensáveis à sociedade.
Neste dia 9 de setembro, celebramos o dia do Médico Veterinário, um profissional indispensável para a sociedade pela sua atuação na saúde única, que integra a saúde animal, humana e ambiental.
A profissão, que segue em constante crescimento, vem se transformando com o avanço da tecnologia, mas segue estruturada a partir dos conceitos práticos e humanísticos, metodologia que faz o curso da Universidade de Marília (Unimar) há 35 anos formar gerações que se destacam e, assim, estando entre as melhores do estado de São Paulo.
O coordenador do curso de Medicina Veterinária, o Prof. Dr. Fábio Manhoso (foto), destaca a importância da profissão. O curso de Medicina Veterinária da Unimar foi o primeiro curso privado do estado de São Paulo e, ao longo destes anos, foi responsável por contribuir com o desenvolvimento de muitas regiões e, principalmente, por transformar vidas.
Com metodologia de ensino baseado nas competências humanísticas, conta com corpo docente formado por mestres e doutores e vastos campos de atuação prática. Além de ser uma das poucas Universidade que oferece o Programa de Aprimoramento em Medicina Veterinária e o Mestrado Profissional.
Ricardo Fachim Prado e João Ricardo Nakid Prado.
Ao longo de 35 anos, o curso de Medicina Veterinária da Unimar formou mais de 2,5 mil profissionais, que vêm se destacando no mercado, na docência, na pesquisa e nos conselhos municipais, estaduais e federais, sempre contribuindo para o fortalecimento da profissão. Muitos destes profissionais, transferiram sua paixão pela profissão aos filhos, que se tornaram também, alunos da Universidade de Marília.
O egresso da Unimar, Ricardo Prado, acredita na força da profissão e como ela beneficia a população, tendo orgulho de ter transferido para o filho o amor pela Medicina Veterinária. O acadêmico do 2º ano da graduação, João Ricardo Nakid Prado, conta como é seguir os passos do pai.
Flavia Rossi e Ana Flávia Rossi de Almeida. Mãe e filha na mesma profissão.
A Médica Veterinária Flávia Rossi, formada na 7ª turma da Unimar, conta como se sente feliz em saber que a filha segue seus passos profissionais. Celebrando a data ao lado da mãe, a acadêmica Ana Flávia Rossi de Almeida, destaca sua escolha.
O acadêmico do 5º ano da graduação, Gabriel Silva, destaca a felicidade em ter aprendido a profissão na Unimar, assim como o pai, e agora dar continuidade em seu trabalho.
O egresso Gibson Silva, se formou em 1998 na Unimar e atualmente trabalha no estado de Tocantins com reprodução bovina.
Luigi Marega Neto, Paulo Marega e Luigi Ribeiro Marega.
O amor pela profissão está presente na família de Luigil há três gerações. Ele, seu pai e seu avô, carregam o mesmo ofício com muito orgulho.
O Médico Veterinário, Luigi Marega Neto, destaca a honra de carregar a profissão do pai, Paulo Marega, e agora, ver seu filho iniciando o curso.
“A Medicina Veterinária é uma profissão que faz parte da vida das famílias, porque nós somos responsáveis por produzir, por inspecionar os alimentos e proteínas, para chegar com boa qualidade na mesa do produtor, sem contar que a gente é responsável por tratar, cuidar e zelar da saúde dos animais de estimação. Por isso que digo, é uma profissão das famílias e eu me orgulho mais ainda porque este ano, após 20 anos de formação, meu filho ingressa no curso na mesma Universidade que sai, somos a 3ª geração cuidando da saúde única”, comemora.
Rafael, Rogério, Wilson, Roberto e Renato Fabrizzi Lucas: família de médicos veterinários.
O amor pela profissão também transbordou e atingiu os quatro filhos do Médico Veterinário, Wilson Oslis Sanches Lucas. Um dos filhos de Wilson, o Médico Veterinário Renato Fabrizzi Lucas, conta o que o levou a escolher a profissão do pai.
“O que me inspirou a ser Médico Veterinário, e meus irmãos com certeza, foi o convívio que tínhamos com o meu pai nas atividades profissionais, porque em todas as oportunidades o acompanhamos. Ele vivia viajando para as fazendas para dar assistência e nós ficávamos observando como funcionava e, claro, ele como excelente profissional, não cuidava só da parte veterinária e, também, da gestão do negócio, fazendo isso muito bem feito e conseguindo ótimos resultados, o que inspirou não só a mim, mas quatro dos seus seis filhos”, diz.
Ainda segundo o coordenador do curso de Medicina Veterinária da Unimar, Fábio Manhoso, é uma alegria ter feito parte de tantas histórias de sucesso.
“Quero cumprimentar a todos os Médicos Veterinários de Marília e região, principalmente aos alunos, e dizer da nossa alegria e honra em compartilhar mais um ano dentro da nossa profissão e lutamos para que ela seja, cada vez mais, reconhecida pela sociedade e pela grandeza que ela tem e representa”, finaliza Fábio.