Região tem primeiro caso suspeito de varíola dos macacos

Compartilhe:




Possível vítima viajou para cidade onde existem casos em transmissão

A Secretaria Municipal de Saúde de Tupã registrou nesta segunda-feira o primeiro caso suspeito de varíola dos macacos. De acordo com o secretário de saúde, Dr. Miguel Ângelo De Marchi, o paciente é do sexo masculino e que possivelmente viajou para uma cidade que existe casos em transmissão. Em Bauru já foram confirmados dois casos da doença.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que o paciente recebeu atendimento médico e realizou coleta de material de acordo com os protocolos vigentes.

O paciente também foi orientado quanto à necessidade de manter isolamento, já que a transmissão ocorre por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados. O período de transmissão dura 21 dias ou até a última crosta. 

As pessoas que manifestarem sintomas podem procurar atendimento na Central Covid ou nas Unidades de Saúde que já estão orientadas para esse atendimento.

O secretário de saúde informou ainda que, novas informações serão repassadas conforme andamento das investigações.

Sintomas

A varíola dos macacos começa, quase sempre, com uma febre súbita, forte e intensa.

O paciente também tem dor de cabeça, náusea, exaustão, cansaço e fundamentalmente o aparecimento de gânglios (inchaços

popularmente conhecidos como "ínguas"), que podem acontecer tanto na região do pescoço, na região axilar, como na região perigenital.

A manifestação na pele é chamada de papulovesicular uniforme, que são feridas ou lesões pelo corpo. Informações: Mais Tupã

 

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.