Como fazer uma boa gestão financeira do seu negócio?

Compartilhe:

Acompanhar as finanças e resultados do seu negócio com uma planilha de controle financeiro é uma das melhores estratégias para ter bons resultados.

Embora uma companhia tenha diversas obrigações, a gestão financeira deve ser prioridade. Um acompanhamento próximo e detalhado de entradas, saídas, dívidas e investimento fornece informações que podem garantir o sucesso do negócio.

Por isso, se você está começando um novo negócio é importante saber como usar a planilha de controle financeiro no dia a dia. Continue lendo para saber como esse controle funciona e pode te ajudar.

Como uma planilha pode ajudar?

Se acompanhar de perto as finanças pessoais é muito importante para ter uma vida tranquila, isso não seria diferente para uma empresa, certo?

Pode parecer muita informação, mas acompanhar todos os indicadores de perto e com frequência vai te dar informações essenciais para tocar o negócio. Separamos abaixo algumas vantagens de ter uma planilha de controle financeiro.

Fluxo de caixa

Quem acompanha as entradas e saídas do caixa com frequência raramente tem problemas de fluxo de caixa, isso porque, conhecendo as datas de recebimento e pagamento e os valores é possível organizar o caixa para nunca ficar descoberto.

Além disso, caso aconteça algum atraso de pagamento rapidamente o problema é identificado e resolvido.

Previsibilidade

Acompanhando o dia a dia das finanças do seu negócio é possível antecipar problemas e ter mais previsibilidade de como estará a situação no próxio período. A grande vantagem de ter previsibilidade é pensar antes em soluções para os problemas que podem surgir.

Tomadas de decisão

Com acesso a todas as informações fica mais fácil tomar decisões. Por exemplo, se a empresa está passando por um período mais difícil em que é preciso segurar os gastos, a planilha de controle financeiro poderá indicar onde está havendo mais despesas desnecessárias.

Endividamento

Acompanhando de perto as contas você poderá identificar também quando houver risco de endividamento. Por exemplo, se estiver difícil arcar com todas as contas de um mês, é possível pensar em opções de crédito mais baratas e não ficar refém do cheque especial ou do juros rotativos do cartão de crédito.

Como usar uma planilha de controle financeiro?

Com todas essas vantagens, fica claro que a planilha de controle financeiro é algo que não pode faltar na gestão da empresa. Se você está na dúvida de como usar essa ferramenta, as dicas abaixo podem te ajudar.

E caso ainda não tenha a sua, é possível baixar uma planilha de controle financeiro empresarial grátis bem aqui.

Registre e classifique todas as entradas e saídas por período

Um dos pontos principais de um bom controle financeiro é o registro de toda movimentação de dinheiro da empresa. Por isso, será preciso inserir nessa planilha todas as entradas e saídas do caixa e classificá-las.

A forma mais fácil de fazer isso é definir uma rotina diária para registrar todas as receitas e despesas que entraram ou deverão entrar nos próximos dias. Lembre-se de adicionar sempre os valores certos e os prazos de pagamento ou recebimento.

Defina objetivos e faça projeções

Os objetivos de uma empresa são normalmente definidos no planejamento estratégico. Mas é muito importante que essas metas sejam refletidas em forma de números na sua planilha de controle financeiro.

Isso significa que tendo os objetivos é hora de transformá-los em metas financeiras. Ou seja, se vocês definirem que desejam um crescimento de receita de 10% no ano, é importante colocar no controle financeiro o quanto é preciso vender para realizar esse resultado.

Nessa hora, pense também nas despesas. Normalmente, para aumentar o faturamento é preciso investir mais em contratações, formas de divulgação ou matéria-prima. Então, você deve fazer uma projeção de quanto a mais será preciso gastar para chegar no objetivo, sem prejudicar a rentabilidade da empresa.

 

 

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.