A agilidade do jornalismo online.
Visão Notícias - Informações de Marília e região
Visão Notícias - Informações de Marília e região

Informações de Marília e região

- Marília/SP

Postado em 21/06/2022 às 11:55

Pompeia organiza caravana da doação de sangue com transporte gratuito para o hemocentro

Iniciativa do Departamento de Saúde já conta com pelo menos 70 pessoas confirmadas. Ação será nesta quinta-feira

A lembrança do Dia Mundial do Doador de Sangue (14 de junho) acendeu em Pompeia o espírito de solidariedade. Após ótima repercussão de um post do Superintendente da Saúde, Adalberto Bento (foto), nas redes sociais, uma campanha para levar os voluntários de Pompeia de forma gratuita até o Hemocentro de Marília tomou forma e uma dezena de doadores já se prontificaram.

Nosso lema durante a pandemia foi não deixar ninguém para trás e fazer de tudo para não perder ninguém. Apesar de todos os nossos esforços e do trabalho incrível de toda a nossa equipe da Saúde de Pompeia, a COVID-19 veio de repente e levou pessoas que nos fazem muita falta, que deixaram muita saudade. Já os acidentes e outras complicações de saúde, que demandam transfusões de sangue, ocorrem diariamente, os estoques de sangue estão sempre precisando ser abastecidos e isso faz com que a nossa oportunidade de agir para salvar vidas seja renovada de tempos em tempos", afirmou.

Adalberto Bento destacou aindea que "com uma doação de sangue podemos salvar até quatro vidas. Então, queremos que nossos irmãos de Pompeia, sempre tão solidários, embarquem nessa campanha e nos ajudem a abastecer o Hemocentro de Marília com sangue e esperança para aqueles que precisam”.

Transporte gratuito

Para garantir que ninguém deixe de participar por falta de transporte, um ônibus e uma van do DHS passarão em todas as dez Unidades de Saúde de Pompeia entre 7h e 8h da manhã da quinta-feira (dia 23).

Um evento foi criado no Facebook e a ideia é que todos os voluntários confirmem participação por lá. Muitos já demonstraram disposição em doar em mensagens privadas e inclusive a prefeita Tina Escorce já anunciou nas suas redes sociais que integrará a caravana de Pompeia.

Para mais informações, entrar em contato por telefone com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura: 3405-1510.

Quem pode doar

Algumas condições básicas para doar sangue são destacadas na publicação da Prefeitura de Pompeia e do DHS:

  • Estar em boas condições de saúde;
  • Uso de medicamentos será avaliado pelo triador;
  • Apresentar documento oficial com foto;
  • Ter idade de 16 até 69 anos, sendo que os adolescentes de 16 e 17 anos devem estar acompanhados do responsável legal;
  • Ter peso acima de 50kg;
  • Ter dormido bem na noite anterior;
  • Estar alimentado;
  • Tempo de inaptidão para vacina da gripe é de 48 horas; contra COVID-19 de 7 dias; e para quem fez acupuntura, tatuagem e piercing, prazo de 6 meses.

Recomendações para o dia da doação de sangue:

  • Nunca vá doar sangue em jejum;
  • Repousar no mínimo 6 horas;
  • Não ingerir bebidas alcoólicas antes e após a doação;
  • Evitar alimentos gordurosos.

 

© Copyright 2017. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita do visaonoticias.com
Desenvolvido por StrikeOn