A agilidade do jornalismo online.
Visão Notícias - Informações de Marília e região
Visão Notícias - Informações de Marília e região

Informações de Marília e região

- Marília/SP

Postado em 14/09/2021 às 19:40

Pacientes do setor de Oncologia do HC em Marília reclamam da falta de atendimento

Sessões de quimioterapia não estão sendo realizadas. Direção do hospital garante que problema será resolvido na próxima semana

Pacientes do setor de Oncologia (tratamento do câncer) do Hospital das Clínicas de Marília denunciaram ao Visão Notícias descaso no atendimento. As sessões de quimioterapia estariam atrasadas há dois meses e a situação de agravou há cerca de duas semanas.

A diretoria da instituição divulgou nota, no começo da noite, admitindo que o setor enfrenta problemas técnicos, mas que até a próxima semana o atendimento será normalizado.

O setor de Oncologia atende pacientes não apenas de Marília, mas de toda região.

Isso porque o Hospital das Clínicas é referência para mais de um milhão de habitantes.

São pessoas que precisariam passar por uma ou mais sessões de quimioterapia durante a semana para combater uma das doenças que mais afetam os brasileiros.

Todavia, há pelo menos dois meses essas sessões estão deixando de ser realizadas no agendamento.

É o caso, por exemplo, de um senhor de 65 anos, morador em Marília. Há três meses ele teve indicação médica para realizar sessões de quimioterapia para combater um câncer no intestino, mas as sessões estão suspensas há um mês. 

Uma pessoa da família manteve contato com o Visão Notícias denunciando essa situação e, pelo que obteve de informações, essa situação estaria ocorrendo com 90% dos pacientes e, para complicar ainda mais a situação, o aparelho que faz a dosagem das medicações estaria quebrado.

Outro lado

A diretoria do Hospital das Clínicas divulgou, no começo desta noite, nota oficial em que admite o problema, mas que a situação deve ser resolvida até a próxima semana. Confira a nota oficial:

"Informamos que o setor de Quimioterapia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília - HCFAMEMA está com a capela de fluxo laminar em manutenção. Este equipamento é usado para preparar com segurança os quimioterápicos, porém os preparos não foram interrompidos, pois temos a retaguarda do equipamento do Departamento de Atenção à Saúde em Hemoterapia (DASHEMO), o Hemocentro do HCFAMEMA.  

Na próxima semana a instalação estará concluída e o laudo de vistoria para funcionamento será liberado. Ressaltamos que o Hemocentro foi a medida emergencial para assistir aos pacientes sem interrupção.

Em relação ao atendimento dos pacientes foi necessário apenas um reajuste de agendamento devido a falta temporária de medicamentos oncológicos, que se encontram em atraso de entrega por alguns fornecedores. É válido ressaltar que, entre esses medicamentos, um deles encontra-se desabastecido no mercado nacional".

 

© Copyright 2017. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita do visaonoticias.com
Desenvolvido por StrikeOn