A agilidade do jornalismo online.
Visão Notícias - Informações de Marília e região
Visão Notícias - Informações de Marília e região

Informações de Marília e região

- Marília/SP

Postado em 18/06/2021 às 11:00

Unimar lança concurso cultural de desenho em homenagem aos 113 anos da Imigração Japonesa no Brasil

A Universidade de Marília (Unimar), através do Departamento de Relações Internacionais (DRI) e o curso de Publicidade e Propaganda, lança o Concurso Cultural “Desenhe Marília, a cidade irmã de Higashihiroshima”, com o objetivo de homenagear os descendentes japoneses no dia em que é celebrado os 113 anos da imigração no Brasil.

O lançamento oficial do concurso será realizado nesta sexta-feira (dia 18), às 19h, no canal oficial da Unimar no YouTube. O evento acadêmico, também marca o lançamento do Prêmio Unimar de Cultura Internacional.

De acordo com a Coordenadora de Relações Internacionais da Unimar, a Profa. Dra. Walkiria Martinez Heinrich Ferrer, o projeto cumpre uma das missões da Universidade que é a promoção do intercâmbio de conhecimentos para a comunidade interna e externa. 

Motivo dessa data

Instituída oficialmente em 2005, a data celebra a chegada do primeiro navio com imigrantes japoneses em 1908 no porto de Santos. No Brasil, atualmente, vivem mais de 2 milhões de descendentes e japoneses, sendo considerado o país com a maior comunidade do mundo.

Em Marília, há mais de 2 mil famílias e desde 1980 é considerada cidade-irmã de Higashihiroshima, visando a promoção da cooperação entre os municípios em diversas áreas como cultura, educação, saúde, transportes, meio ambiente e desenvolvimento econômico.

Para homenageá-los, a Unimar idealizou a realização do concurso cultural  “Desenhe Marília, a cidade irmã de Higashihiroshima”, em que os participantes deverão retratar as belezas da cidade de Marília. Os desenhos vencedores serão expostos na cidade e em Higashihiroshima, no Japão.

Para o Assessor de Relações Internacionais da Unimar, Juan Orellana, é importante a valorização da história. O lançamento oficial do concurso contará com a abertura realizada pela Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Ação Comunitária da Unimar, Profa. Dra. Fernanda Mesquita Serva. Para ela, o projeto reforça a missão da Universidade. 

Participação - O evento acadêmico contará com a participação, também, do Cônsul para Assuntos Culturais do Consulado Geral do Japão em São Paulo, Iasuhisa Ikeda, e  o Presidente do Conselho Deliberativo do Nikkey Clube Marília, Dr. Keniti Mizuno.

No mesmo dia, a Universidade de Marília realizará, também, o lançamento do “Prêmio Unimar de Cultura Internacional”, idealizado pelo curso de Publicidade e Propaganda.

Segundo a Coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da Unimar, a Profa. Ma. Débora Loosli Massarollo Ottoboni, todas as formas de incentivo à cultura são benéficas para a construção do cidadão. 

Como participar - O Concurso Cultural “Desenhe Marília, a cidade irmã de Higashihiroshima” estará com inscrições abertas até o dia 13 de agosto.

Poderão participar alunos de ensinos básico, fundamental I e II, ensino médio e pessoas acima de 18 anos. Mais informações estarão disponíveis no site www.unimar.br

 

 

© Copyright 2017. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita do visaonoticias.com
Desenvolvido por StrikeOn