Com hospitais lotados, mortes e casos positivos aumentando, a saída agora é barrar principalmente aglomerações.
Cidades da região estão iniciando nesta semana novas ações para tentar conter o avanço da Covid-19, que está causando mais casos fatais e também de pessoas que testaram positivo para a doença.
Oito municípios da micro região de Tupã, por exemplo, iniciam na quinta-feira um lockdown regional, que vai vigorar por quatro dias. Já a cidade de Garça anunciou que vai adotar medidas mais rígidas contra aglomerações. Em Assis, a Prefeitura determinou o fechamento dos estabelecimentos privados considerados não essenciais até a próxima segunda-feira.
A ação mais enérgica deve acontecer nas cidades de Arco-Íris, Bastos, Herculândia, Iacri, Parapuã, Queiroz, Rinópolis e Tupã, além da possibilidade de adesão de outros municípios, como Osvaldo Cruz e Inúbia Paulista. O lockdown regional começa na quinta-feira e vai até domingo.
Confira como foi o anúncio das medidas:
Durante esse período será obrigatório o fechamento de todos os estabelecimentos, inclusive dos setores considerados essenciais. Apesar da suspensão dos atendimentos presenciais, os serviços de delivery estão autorizados.
Já os atendimentos de retirada e drive-thru também estarão suspensos. Os únicos setores que poderão continuar atendendo normalmente são as farmácias e postos de combustíveis.
Fechamento em Assis
A mesma situação deve ocorrer em Assis. A Prefeitura publicou decreto que institui medidas mais restritivas com o fechamento dos estabelecimentos privados considerados não essenciais, das 21h de quarta-feira até as 6h da próxima segunda-feira.
A medida abrange estabelecimentos comerciais e de serviços, bem como industriais. Só estão autorizados a funcionar farmácias e drogarias; postos de combustíveis (sem abertura de lojas de conveniência); supermercados, mercados, mercearias, padarias e açougues; serviços de segurança pública e vigilância; serviços públicos e particulares de saúde, saneamento básico, energia elétrica e funerários.
Já em Garça, a Prefeitura informou que diante dos fatos ocorridos no fim de semana, especialmente na região da concha acústica e do lago artificial, irá tomar providências mais rígidas para evitar que novas aglomerações. Uma fiscalização mais rígida deverá ocorrer nesses locais, com apoio da Polícia Militar.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288