Empresas poderão reabrir a partir de domingo, junto com as igrejas. Em uma semana, medida vai beneficiar Restaurantes, academias, salões de beleza e atividades culturais.
A diretoria da ACIM (Associação Comercial e Industrial de Marília) anunciou o novo horário de funcionamento do comércio após as novas medidas anunciadas pelo Governo do Estado que criou uma nova fase do plano de flexibilização da quarentena.
"Recebemos a notícia de forma positiva", afirmou o superintendente da entidade, José Augusto Gomes. Embora o governo tenha estabelecido que no domingo os estabelecimentos (inclusive shoppings) poderão ter atendimento presencial das 11h às 19h (limitado a 25% da capacidade total), a entidade ainda vai analisar os horários que serão seguidos em Marília.
De segunda a sábado, o horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais de Marília será das 9h às 17h.
Fase transitória
Com a mudança anunciada nesta sexta-feira, os estabelecimentos comerciais que só eram autorizados a abrir a partir da fase laranja, vão poder operar já neste domingo.
A chamada "fase transitória" prevê a liberação gradual de outros setores da economia até o final de abril. No próximo sábado (24), poderão voltar a operar restaurantes, salões de beleza e academias.
Queda nas internações
A decisão ocorre após uma leve queda na taxa de internações por Covid-19 no estado, que está em torno de 85% nas UTIs, mas que para especialistas ainda indicam situação crítica do sistema de saúde.
No caso de Marília, por exemplo, as UTIs SUS e particulares estão com 100% de ocupação e os leitos clínicos a situação também é bastante complicada (100% de ocupação dos leitos particulares/convênios) e 90% de leitos SUS.
Funcionamento a partir de sábado (dia 24):
- Restaurantes e lanchonetes podem ter atendimento presencial das 11h às 19h, com público limitado a 25% da capacidade total;
- Salões de beleza e cabelereiros podem ter atendimento presencial das 11h às 19h (25% da capacidade total);
- Cinemas, teatros, museus, eventos e convenções podem funcionar das 11h às 19h, com controle de acesso, público sentado, assentos marcados e público limitado a 25% da capacidade total;
- Academias, clubes e centros esportivos podem funcionar das 7h ás 11h e das 15h às 19h, apenas para atividades físicas individuais agendadas (25% da capacidade total).
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





