Postado em 06/04/2021 às 12:00 |
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encerrou, neste domingo (04), a Operação Semana Santa 2021. As ações de prevenção à violência no trânsito e garantia da mobilidade nas rodovias federais em todo o Brasil teve início na última quinta (1º).
Durante a operação, a PRF registrou 647 acidentes, número 25% superior aos do ano passado. Apesar do aumento de acidentes, houve uma queda na gravidade: 42 pessoas perderam a vida em acidentes este ano, em 2020 foram 46 mortes.
Mais de 100 mil veículos e pessoas foram abordados. A intensificação das ações possibilitou que os PRFs flagrassem mais motoristas desrespeitando as leis de trânsito.
O destaque negativo vai para as ultrapassagens indevidas: foram 4.862 autuações pela realização dessa monobra responsável por boa parte das colisões que resultam em mortes.
Também subiu o número de motoristas que usavam celular enquanto dirigiam (sendo 293 flagras), além de 3.612 casos de pessoas que não usavam o cinto de segurança durante a viagem. Outros 323 motoristas estavam sob efeito de álcool quando foram abordados.
Combate ao crime
Em paralelo às ações de fiscalização viária, o trabalho de enfrentamento à criminalidade também esteve em foco durante a Operação Semana Santa.
De 01 a 04 de abril, a PRF tirou de circulação mais de 1,1 tonelada de maconha e cerca de 310 quilos de cocaína. Mais de 32 mil maços de cigarros contrabandeados também foram apreendidos.
Além disso, 84 veículos foram recuperados. Cerca de R$ 31 mil em espécie foram apreendido, cuja procedência não foi declarada. Foram tiradas de circulação 22 armas de fogo transportadas ilegalmente.
O prejuízo dado às organizações criminosas é estimado em mais de R$ 18 milhões.