A agilidade do jornalismo online.
Visão Notícias - Informações de Marília e região
Visão Notícias - Informações de Marília e região

Informações de Marília e região

- Marília/SP

Postado em 29/11/2020 às 11:00

Usina Fotovoltaica da Universidade de Marília chega a fase final de instalação

A Usina Fotovoltaica da Universidade de Marília (Unimar) está em fase final de Instalação. A Instituição adquiriu três unidades, que serão responsáveis por captar a radiação do sol e transformá-la em energia, para a utilização nas atividades diárias.

O processo contribui com o meio ambiente e proporciona a vivência da implantação, funcionamento e manutenção para os acadêmicos dos cursos de graduação e pós-graduação.

De acordo com o Pró-Reitor Administrativo da Unimar, Marco Antonio Teixeira, o projeto traz inovação e preservação do meio ambiente, beneficiando os acadêmicos, a cidade e a região.

Temos um compromisso muito grande com a sustentabilidade e chegou a hora de gerarmos energia limpa e sermos a única Instituição de Ensino de Marília a operar essa inovação”, comenta.

As obras estão previstas para encerrar em um mês e a Usina Fotovoltaica da Unimar dará início a geração de energia limpa no primeiro trimestre de 2021. 

O projeto

O projeto, que está sendo instalado próximo a Arena de Eventos, terá condições de gerar mais de 3,25 megawatts pico (Mwp), deste total 1,8 Mwp será para a utilização na Universidade de Marília, 1,45 Mwp para fornecimento de energia ao Hospital Beneficente da Unimar e a terceira unidade, com 6 Kilowatt pico (Kwp), será disponibilizada para uso experimental dos acadêmicos dos cursos de graduação e pós-graduação, incluindo as Engenharias e Arquitetura e Urbanismo.

A Usina Fotovoltaica da Universidade de Marília foi elaborado em parceria com a Canadian Solar. Para o Gerente Sênior da Canadian Solar, Jean Tremura, foi uma honra participar do projeto.

Chegamos ao final do empreendimento vendo a força de três grandes instituições que superaram desafios para trazer inovação. Não tenho dúvidas que isso é um grande marco para região de Marília e uma virada de chave tecnológica. Os marilienses sentirão muito orgulho desse projeto, quando as usinas estiverem funcionando, e isso motivará, ainda mais, os novos alunos a buscarem por conhecimento. Tenho muito orgulho em fazer parte desse projeto através da parceria da Canadian Solar com a Unimar”, comenta. 

Parceiros da Unimar, a Dilucs Energia Solar participou da idealização e viabilização do projeto. Segundo o Proprietário da Dilucs Energia Solar, Carlos Roberto Nascimento, o projeto demonstra a responsabilidade da Instituição com o meio ambiente e a qualidade de ensino. 

Participação dos alunos

Peças chave na implantação do projeto, os alunos dos cursos da área de exatas participaram de todas as etapas da construção e instalação dos painéis fotovoltaicos, com a orientação dos docentes e da equipe da TC Tecnologia, responsável pela obra de implantação da Usina Solar.

De acordo com a acadêmica de Engenharia Civil da Unimar e estagiária na Usina, Thainá Marcela de Oliveira, a oportunidade vai ser um diferencial em sua carreira.

Segundo a acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unimar, Wanessa da Silva Prado, estagiar na instalação da Usina vai abrir portas no mercado de trabalho. Ainda segundo Wanessa, a experiência a fez criar planos para sua vida profissional. 

Responsável pelas obras de instalação da Usina Fotovoltaica da Unimar e por acompanhar a atuação das estagiárias, o Engenheiro de Obras da TC Tecnologia, Alexandre Benetton Martins, destacou a importância do projeto e a oportunidade ofertada aos acadêmicos. 

 

© Copyright 2017. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita do visaonoticias.com
Desenvolvido por StrikeOn