A agilidade do jornalismo online.
Visão Notícias - Informações de Marília e região
Visão Notícias - Informações de Marília e região

Informações de Marília e região

- Marília/SP

Postado em 07/10/2020 às 08:00

Cresce o percentual de estudantes da rede pública nas Etecs e Fatecs

Proporção de alunos nas Fatecs aumentou 14 pontos, se comparado ao mesmo período de 2019.

 

Neste segundo semestre, aumentou o número de alunos que ingressou nas Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais depois de ter estudado na rede pública.

A análise dos dados do Relatório Socioeconômico, elaborado pela Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT), responsável pelos processos seletivos do Centro Paula Souza (CPS), mostra que, nas Fatecs, o crescimento foi de 14 pontos percentuais e nas Etecs, de 4 pontos, se comparado ao mesmo período do ano anterior. Em ambos os casos, o número ultrapassa 90%.

Em razão da pandemia de COVID-19, o modelo de seleção adotado no processo seletivo, que avaliou o histórico escolar no lugar das provas, pode ter sido um facilitador para o acesso de alunos da rede pública. 

O relatório socioeconômico apontou outra mudança no perfil dos ingressantes: a maior presença de mulheres nos cursos técnicos e tecnológicos. Nas Etecs, elas representam 59,68%, alta de aproximadamente 8,25 pontos percentuais, em relação ao mesmo período do ano passado. 

Ainda segundo o relatório socioeconômico, grande parte dos candidatos fica sabendo dos processos seletivos por recomendação de conhecidos. Nas Etecs, a maioria se informa por meio de amigos (31,4%), pelo Facebook (19,09%) e parentes (18,7%). Já nas Fatecs, tomam conhecimento do Vestibular por meio de amigos (35,2%), Facebook (17,6%) e parentes (16,6%).

 

© Copyright 2017. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita do visaonoticias.com
Desenvolvido por StrikeOn