A agilidade do jornalismo online.
Visão Notícias - Informações de Marília e região
Visão Notícias - Informações de Marília e região

Informações de Marília e região

- Marília/SP

Postado em 24/09/2020 às 15:00

Alice de 6 anos precisa encontrar doador de medula óssea e vencer a leucemia: 'Preciso de você'

Quem vê a pequena Alice Lopes Rodrigues, de 6 anos, com seu sorriso estampado no rosto nem imagina a batalha que ela enfrenta pela vida. Ao sentir muitas dores no corpo e passar por alguns exames, Alice foi diagnosticada com leucemia mieloide aguda e desde então, começou a fazer quimioterapia no Hospital das Clínicas de Botucatu para tentar zerar as células cancerígenas.

A mãe e o pai de Alice são apenas 50% compatíveis com a menina e, por isso, não podem fazer a doação. No caso da menina, que é filha única, o transplante de medula só pode ser feito com 100% de compatibilidade.

A família que mora em Areiópolis (170 km de Marília) decidiu por fazer uma campanha nas redes sociais em busca de um doador de medula óssea compatível.

“A gente não esperava, nunca teve caso nas nossas famílias. O pós-quimio que é difícil, porque depois cai toda a imunidade dela e corre muito risco de pegar infecção. É uma tensão”, desabafa a mãe.

Durante o tratamento, Alice já teve que ir para a UTI quatro vezes. A expectativa dos médicos é que o tratamento zerasse as células do câncer, mas depois de diminuir, elas voltaram a crescer.

Como doar: Para ser um doador de medula óssea, a pessoa precisa ligar no hemocentro mais próximo para se cadastrar. O cadastro é nacional e, por isso, doadores do Brasil inteiro podem ser compatíveis com a Alice.

No hemocentro, o doador colhe um pouco de sangue e preenche uma ficha. A partir disso, o sangue é analisado para identificar as características genéticas do doador e cruzá-las com os dados dos pacientes que precisam do transplante, para determinar a compatibilidade.

Esses dados são enviados ao Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME), que vai entrar em contato quando houver um paciente com possível compatibilidade. Depois de mais alguns exames, a pessoa pode realizar a doação.

 

Siga o Visão Notícias no Facebook https://www.facebook.com/visaonoticias/

 

© Copyright 2017. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita do visaonoticias.com
Desenvolvido por StrikeOn