A agilidade do jornalismo online.
Visão Notícias - Informações de Marília e região
Visão Notícias - Informações de Marília e região

Informações de Marília e região

- Marília/SP

Postado em 10/08/2020 às 07:45

Inteligência e tecnologia: concurso estimulará criação de software para enfrentamento da covid

Para secretário da Saúde iniciativa é mais uma medida assertiva de Marília no combate ao coronavírus

Inspirado no que há de mais moderno para o monitoramento e auxílio à vigilância sanitária no combate ao coronavírus, causador da covid-19, Marília, através da união de entidades e associações, incluindo a cooperativa de médicos Unimed, Asserti (Associação de Empresas de Serviços de Tecnologia da Informação) ACIM (Associação Comercial e Industrial de Marília), empresa Life Tecnologia e a Secretaria Municipal de Saúde, abriu o concurso para a elaboração de software de rastreamento epidemiológico de covid-19.

Trata-se de mais uma medida assertiva que Marília adotará para o enfrentamento da covid-19”, expressou o secretário municipal da Saúde, Cássio Luiz Pinto, o Cassinho. O concurso ‘Hackathon pela Vida’ é voltado para estudantes regularmente matriculados em cursos superiores ou técnicos na área da Tecnologia da Informação.

O programa desenvolvido será utilizado pelas equipes que realizam o monitoramento dos pacientes de covid-19. Desde março, quando o primeiro caso de covid-19 surgiu em Marília, a rede municipal de saúde adota procedimentos de vigilância, monitoramento e respostas preventivas.

Marília é referência em Tecnologia da Informação e pode contribuir não apenas para o Brasil, mas para outros países ao criar soluções tecnológicas que auxiliarão na coleta de dados e na formatação de um protocolo eficaz e preciso”, ressaltou o diretor da Life Tecnologia, Luís Eduardo Diaz. Diaz, um dos idealizadores do concurso, identificou soluções semelhantes em programas e atividades incentivados pela Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos, e um dos centros científicos mundiais de referência a controle do coronavírus.

A vice-presidente da ONG Covidas, Loraine Carvalho, apoia a realização do concurso na esperança de ser encontrada mais uma ferramenta para o enfrentamento da doença.

A ONG Covidas nasceu justamente após um grupo de pessoas se reunir para auxiliar o próximo. No caso deste concurso, é a Tecnologia da Informação contribuindo para salvar vidas num momento em que todos precisam se unir”, comentou a voluntária. 

A Associação Comercial e Industrial de Marília, presidida por Adriano Luiz Martins, está entre as patrocinadoras do prêmio do concurso. “Toda a ação, iniciativa, proposta e ideia que venham colaborar com o desenvolvimento, a melhoria e o cuidado da nossa cidade, como é o caso do concurso ‘Hackathon pela Vida’, a Acim estará cooperando”, garantiu. 

Iniciativa louvável

Para o diretor-presidente da Unimed de Marília, Ruy Yoshiaki Okaji (foto) o concurso ‘Hackathon pela Vida’ consiste numa iniciativa louvável.

Somos uma Cooperativa de Trabalho Médico, referência na prestação de Serviço em saúde, e chegamos nessa posição, pelo trabalho de excelência que prestamos em favor da comunidade. O ‘Hackthon pela Vida’ é uma inciativa louvável, e reúne as entidades em prol de um objetivo comum: Incentivar o jovem estudante, para desenvolvimento na área de Tecnologia da Informação na criação solução tecnológica, contribuindo no combate a pandemia do novo coronavírus”, sintetizou o diretor-presidente da Unimed. 

Okaji mencionou ainda que “participar de um projeto como este é muito gratificante”. “Cooperar para o desenvolvimento sustentável da comunidade está em nosso DNA, e realizamos muitas atividades através de parcerias, sempre visando a contínua melhoria da qualidade de vida das pessoas”, concluiu Okaji, que recentemente assumiu a direção da Unimed.

O objetivo do software que será desenvolvido é inserir no sistema da unidade de saúde o paciente sintomático e, durante 14 dias a partir da coleta do exame, monitorado diariamente. Inscrições e maiores informações, incluindo edital, no site www.hackathonpelavida.com.br.

O prazo de inscrição para o concurso irá terminar no dia 15 de agosto.  

© Copyright 2017. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita do visaonoticias.com
Desenvolvido por StrikeOn