Uma pesquisa realizada pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) mostrtou que as festas juninas deste ano terão uma venda menor de produtos típicos. O motivo é justamente a pandemia da Covid-19, onde as comemorações terão que ser adaptadas pelos consumidores.
Pelo levantamento, as vendas de ingredientes e produtos típicos das festas juninas deverão ter um crescimento médio de 0,6% no Estado de São Paulo. Apenas as regiões de Marília, Bauru, Grande SP, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto terão crescimento acima da média.
Em 2019, o resultado para o mês de junho foi um crescimento de 3,7%. As categorias analisadas pelo estudo contemplaram os doces, frutas, bebidas (não alcoólicas e alcoólicas), balas e ingredientes para produção de bolos típicos.
Para o presidente da APAS, Ronaldo dos Santos, a queda se deve principalmente a não realização de eventos juninos (orientação para evitar aglomerações) e a falta de procura dos restaurantes para oferecer doces e produtos típicos aos clientes.
"Vivemos um cenário atípico em que pesquisas recentes apontam que o consumidor vem diminuindo o consumo de supérfluos dentro da pandemia, agravado pelo cenário econômico atual", comentou o dirigente da APAS.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288