Das grandes cidades do interior, Marília ainda é a que mantém melhor índice, mas permanece abaixo da média estadual e do mínimo de 55% indicado por especialistas.
Projeções feitas com um modelo matemático desenvolvido na Unicamp (e divulgado pela Fundação Fapesp) indicam que a adoção de lockdown obrigatório no Estado de São Paulo será inevitável caso o nível de isolamento social não suba significativamente nas próximas semanas, começando já nesta terça-feira (12/05).
Entre os dias 8 e 10 de maio, foram registrados, em média, 1.839 novos casos diários de COVID-19 em todo o estado, sendo 1.033 somente na capital.
Se for mantida a taxa de contágio, no final de junho São Paulo contabilizará 53,5 mil novas infecções por dia, sendo 20,8 mil casos diários somente no município de São Paulo.
Nesse período, estima-se que o número de novos casos dobre a cada 11,5 dias para o estado e a cada 12,9 dias para a capital, nas próximas semanas.
Taxa de isolamento
Mesmo com as ameaças feitas pelo governador Doria de que a flexibilização da quarentena não ocorrerá caso os municípios não atinjam o mínimo de 55%, as principais cidades do interior paulista não estão conseguindo atingir este índice. Aliás, a média estadual ontem (11/05) ficou bem abaixo, com 48%.
Marília foi uma das cidades com "melhor" índice entre aquelas de mesmo porte (Presidente Prudente e Araçatuba) ou um pouco acima (como Bauru Ribeirão Preto e Rio Preto).
Atingiu ontem 44%, enquanto que as demais permaneceram na faixa dos 40% (ver quadro).
Como funciona
O cálculo foi feito considerando-se os dados reais de crescimento do número de casos ao longo do último mês, que indicam uma taxa de contágio de 1,49 para o estado e de 1,44 para a cidade de São Paulo.
Ou seja, no final de abril, cada 100 paulistas infectados transmitiam o novo coronavírus para quase 150 pessoas, em média (ao longo de um período de cerca de 7,5 dias após se contaminar, de acordo com a modelagem utilizada).
Figura – Nível de isolamento social em São Paulo (%) com linhas de tendência, estado e capital, 21/03 a 09/05.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288