Empresas até de shopping já fecharam as portas com demissões. Prefeito Daniel levará ao governador o alerta de que sem flexibilização o colapso na economia será inevitável.
O prefeito Daniel Alonso terá uma missão política bem difícil nesta segunda-feira: convencer o governador João Doria de que Marília e cidades da região têm condições de flexibilizar a quarentena pelos números da Covid-19 que são estáveis e até em queda.
Na teleconferência do comitê protestos e preocupações dos empresários.
Mas, outro argumento importante será o colapso na economia regional por causa da quarentena que se arrasta há cerca de 50 dias e prosseguirá até o dia 31 de maio.
Na última reunião do comitê criado para definir ações contra o novo coronavírus, representantes do setor empresarial protestaram contra essa prorrogação.
Os primeiros números do colapso foram revelados: apenas no Marília Shopping pelo menos 10 lojas já fecharam suas portas, demitindo cerca de 70 pessoas.
Decisão desastrosa
"Lamento a decisão desastrosa do Governador Dória, o que nos resta a continuar o trabalho de oferecer aos comerciantes em geral a oportunidade de retomarem ao trabalho, dentro do que rege o Decreto Estadual", afirmou o presidente da ACIM, Adriano Martins (foto), em nova enviada ao Visão Notícias.
A saída encontrada pela entidade foi implantar um shopping eletrônico que possibilita as empresas venderem pela internet (acesse AQUI) em que "o lojista pode conseguir receita para manter a loja e preservar empregos", afirmou Adriano.
Ele revelou que a diretoria da Facesp (entidade que representa as associações comerciais no estado) está tratando dessa flexibilização junto ao governador.
O superintendente da entidade, José Augusto Gomes, disse que ainda não há um levantamento ou mesmo estimativa de quantas empresas fecharam as portas por causa da Covid-19, já que isso só será possível verificar quando for autorizada a reabertura do comércio.
Mas, o impacto causado pelas dificuldades nas vendas no Dia das Mães (segunda melhor data do ano, ficando atrás apenas do Natal) será grande - mesmo com a venda pela internet.
Representante
Quadro comparativo da Covid-19 em Marília. Números "animadores".
O prefeito Daniel Alonso será o representante da região no Conselho Municipalista criado pelo governo do Estado, que irá discutir durante a quarentena as medidas para combate à crise econômica decorrente da epidemia de coronavírus.
Ele deixou claro que aceitou essa função porque será uma maneira de apresentar os números da Covid-19 regionais e de Marília, argumentando que é possível haver a flexibilização em virtude da situação tranquila.
Ao mesmo tempo ser o porta-voz dos empresários e trabalhadores que precisam trabalhar para salvar a economia local e regional.
A reunião será na segunda-feira, às 15h, no Palácio dos Bandeirantes, com a participação de 16 representantes de regiões administrativas.
Pelos últimos números divulgados, o número de pessoas curadas aumentou, passando de 17 para 23 casos.
Se comparado com o número de casos confirmados em Marília (são 26), isso significa que quase 90% dos pacientes voltaram a ter uma vida normal após o diagnóstico da Covid-19.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288