A agilidade do jornalismo online.
Visão Notícias - Informações de Marília e região
Visão Notícias - Informações de Marília e região

Informações de Marília e região

- Marília/SP

Postado em 22/04/2020 às 15:20

Plano de reabertura do comércio será feito por cidades e regiões

  • Plano de retomada da economia estadual, anunciado há pouco.

O plano de reabertura gradual dos setores produtivos após o término desta etapa da quarentena (10 de maio) no Estado de São Paulo será feito por cidades e regiões, mas vai depender do "desempanho" do Covid-19 nessas localidades, anunciou há pouco o governador João Doria, em coletiva transmitida ao vivo pelas redes sociais. Mas, não foram detalhados os estabelecimentos que poderão voltar a funcionar em 11 de maio.

O governador afirmou há pouco que a quarentena não vai acabar no dia 10 de maio, mas apenas uma "flexibilização" que será definido pelo Plano São Paulo que começa a ser detalhado e será anunciado oficialmente no dia 8, devendo ocorrer de forma regional.

A discussão dessa flexibilização será feita a partir de agora com a participação de um comitê econômico e vai levar em conta principalmente o número de casos do novo coronavírus nos municípios, ocupação de leitos e índice de isolamento social. 

Cada cidade será enquadrada em três níveis de risco: vermelho, amarelo e verde (hoje, nenhum município paulista está no "verde") e, dependendo da classificação de cada uma delas haverá uma maior flexibilidade do comércio. Mas, se nesse monitoramento houver mudança de nível, há o risco de haver novas mudanças, ou seja, voltar ao frechamento.

"Numa pandemia como essa, quem determina os nossos passos são a saúde e a medicina. A saúde e a ciência e assim continuará a partir de 11 de maio, após o término da atual quarentena que vai até 10 de maio. Vamos levar em conta situações locais, regionais e setores que possam retornar a economia com as devidas medidas de proteção", disse Doria.

De acordo com a secretária do Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, serão monitorados os leitos disponíveis nos hospitais por cada região, diariamente, para saber como as medidas restritivas serão afrouxadas.

O monitoramento de leitos diários já é feito na cidade de São Paulo.

Testes - O governo do Estado anunciou também que "zerou" o número de testes do Covid-19. Até agora já foram feitos 35,6 mil casos. A promessa é de que os próximos resultados deverão sair em 48 horas.

A expectativa agora é aguardar os resultados desta tarde que serão anunciados pela Prefeitura. Até ontem ainda haviam 66 casos suspeitos aguardando os resultados.

© Copyright 2017. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita do visaonoticias.com
Desenvolvido por StrikeOn