A agilidade do jornalismo online.
Visão Notícias - Informações de Marília e região
Visão Notícias - Informações de Marília e região

Informações de Marília e região

- Marília/SP

Postado em 19/04/2020 às 11:00

Docentes da Unimar orientam como estabelecer uma rotina com os filhos na quarentena

Trabalhar e cuidar dos filhos simultaneamente é um dos desafios enfrentados por muitas famílias neste período de isolamento social adotado por diversas cidades.

Atendendo a uma das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para evitar o contágio do novo Coronavírus, muitos profissionais estão executando as suas atividades profissionais em casa, no chamado home office, e precisam se dividir entre os assuntos familiares e empresariais, o que pode gerar desgastes. 

De acordo com a docente do curso de Psicologia da Universidade de Marília (Unimar), Marina Cristina Zotesso (foto), trabalhar em casa requer mais disciplina e organização para continuar com o mesmo nível de produtividade.

A rotina deve ser reorganizada para não entrar num ciclo vicioso e perder o dia da semana. Busque ter fixo os horários de acordar, tirar o pijama, das refeições e de dormir, é extremamente importante que o sono esteja regulado para a qualidade de vida”, orienta.

Para os profissionais que têm filhos, a situação é ainda mais desafiadora. Ainda de acordo com a docente, o desgaste é natural neste processo, mas há como amenizar a situação.

As pessoas infelizmente vão estar envoltas neste desgaste porque os filhos estão com energia elevada. Precisamos compreender o momento e pensar em estratégias com atividades lúdicas como pintura e criação de brinquedos com material reciclável, para que as crianças descarreguem esta energia. Buscar atividades ao ar livre, para quem pode, que estimulem o lado cognitivo e sensorial também é uma opção”, explica.

Os pais precisam se planejar e colaborar entre si para diminuir os desgastes encontrados neste período. “Pode ser feito um acordo entre o casal, para que a mãe fique em determinado período enquanto o pai está trabalhando e depois eles trocam, dividindo assim as tarefas. As dificuldades neste período são inevitáveis, mas com apoio mútuo fica mais fácil. Além disso, para restabelecer a saúde mental é preciso destinar os finais de semana para o descanso, que vão promover mais qualidade de vida para a família”, complementa a psicóloga.

A Pós-Doutora em Educação e docente da Unimar, Andréia Cristina Fregate Baraldi Labegalini (foto), ressalta que este também é o momento ideal para se aproximar ainda mais dos filhos.

A aproximação ajuda os pais a conhecê-los melhor e a serem conhecidos. É surpreendente como muitos pais não sabem responder perguntas simples sobre os filhos, como: o que gostam de fazer? Qual a comida preferida? Qual seu maior sonho? Estar com eles neste momento, preparando uma refeição para ser servida para todos juntos, ver um filme ou até mesmo estudando, fortalece os elos”, indica.

Os estudos, como Andréia citou, é uma das principais tarefas que precisam ser diariamente executadas. Ainda segundo ela, é de suma importância manter a rotina.

Os pais precisam reservar um momento para as tarefas enviadas pelos professores ou, se não estão recebendo atividades, os próprios pais podem sentar com suas crianças e incentivá-los a pesquisar a respeito dos assuntos que estavam estudando”, diz.

 

© Copyright 2017. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita do visaonoticias.com
Desenvolvido por StrikeOn