A agilidade do jornalismo online.
Visão Notícias - Informações de Marília e região
Visão Notícias - Informações de Marília e região

Informações de Marília e região

- Marília/SP

Postado em 03/04/2020 às 13:11

Coronavírus: Saúde troca secretário e anuncia 10 unidades de apoio em Marília

  • Coletiva realizada há pouco, logo após a reunião do comitê

Comitê de Enfrentamento anuncia novas medidas. Vigilância Epidemiológica revela que "curva" da epidemia está caindo na cidade.

Dez unidades de saúde de Marília, localizadas em diferentes regiões da cidade, passarão a ser estrutura especial de atendimento aos casos suspeitos do Covid-19, a partir da próxima semana. Esta foi uma das medidas tomadas pelo Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus que realizou nesta manhã mais uma reunião. Essas unidades devem desafogar a UPA da zona norte e o PA da zona sul. 

Cassinho foi anunciado oficialmente como novo secretário da Saúde durante a coletiva.

O encontro também serviu para apresentação do novo secretário municipal da Saúde,Cássio Luiz Pinto Junior  (Cassinho) que até ontem era responsável pela Secretaria da Administração.

Ele assume o lugar de Ricardo Mustafá que pediu exoneração para ser candidato à vereador.

Queda de casos - A supervisora da Vigilância Epidemiológica de Marília, Alessandra Arrigoni Mosquini, deu uma boa notícia.

Após três picos de casos suspeitos (nos dias 14, 20 e 23 de março) a "curva" epidemiológica do Covid19 na cidade está caindo, mesmo porque a cidade se antecipou nas medidas adotadas pela quarentena. Um novo balanço será divulgado logo mais às 17h.

Alessandra também informou que no próximo dia 10 de abril devem chegar os primeiros "testes rápidos" para o Covid-19 e que ficarão disponíveis no laboratório São Francisco que autorizado a fazer os exames particulares para o vírus em Marília.

Criminalidade - A coletiva realizada agora há pouco também contou contou com a participação do comandante do 9º Batalhão da PM, coronel Mário Sérgio Nonato, que fez um balanço do atendimento de ocorrências durante o período de quarentena. Segundo ele, houve queda na criminalidade já que as pessoas estão atendendo a orientação de ficarem em casa.

Confira a coletiva completa realizada no final desta manhã, clicando AQUI

Quanto a aglomeração de pessoas em alguns lugares públicos, como a avenida das Esmeraldas, o comandante informou que durante o patrulhamento as equipes têm procurado orientar as pessoas sobre esse risco. 

Coronel Nonato confirmou a queda da criminalidade durante a quarentena

Questionado sobre denúncias de estabelecimentos que não cumprem as medidas do decreto estadual, observou que são poucos os casos, mas que a PM está dando apoio às fiscalizações.

"Os bares podem ficar abertos, o que não pode é atender no balcão", exemplificou.

Voluntariado - O prefeito Daniel Alonso anunciou ainda que diversas lideranças estão ajudando no combate ao coronavírus, através de trabalhos voluntários (citou o exemplo do grupo "Marília em Ação") e também a doação de empresas (principalmente álcool em gel e cestas básicas ao Fundo Social). 

A Prefeitura também pretende participar da mobilização de voluntários na produção dos materiais utilizados pelas equipes médicas, principalmente equipamentos EPIs.

Reabertura do comércio

Uma das maiores preocupações dos internautas que se manifestaram durante a "live" da Prefeitura pelo Facebook foi com relação a reabertura do comércio na próxima terça-feira, dia 7 de abril. O prefeito Daniel Alonso deixou claro que Marília vai seguir o que o Governo do Estado determinar. "Nossa quarentena já terminou, mas decidimos estender para acompanhar o Estado", observou.

Uma coletiva do governador Doria está marcada para daqui a pouco, às 13h30, quando anunciará novas medidas para intensificar o combate ao coronavírus.

Confira as unidades de saúde que darão suporte ao atendimento às pessoas com suspeita do Covid-19:

 

© Copyright 2017. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita do visaonoticias.com
Desenvolvido por StrikeOn