A agilidade do jornalismo online.
Visão Notícias - Informações de Marília e região
Visão Notícias - Informações de Marília e região

Informações de Marília e região

- Marília/SP

Postado em 29/03/2020 às 14:00

Gripe: Saúde alerta que idosos com dificuldades devem ser vacinados em casa

Todos os idosos acamados, com restrião de locomoção ou que residem em asilos e casas de repouso estão recebendo em casa a vacina contra a gripe, informou a Secretaria Municipal da Saúde.

"Nós estamos cuidando para que todos os nossos idosos possam ser vacinados. Por isso determinei ao secretário da Saúde, Ricardo Mustafá, que orientasse sua equipe para que fossem tomadas todas as medidas para podermos alcançar a todos estes idosos que não podem ir até uma unidade de saúde”, afirmou o prefeito Daniel Alonso.

Segundo Ricardo Mustafá, a vacinação domiciliar para os casos de pessoas que necessitam deste meio está acontecendo desde o primeiro dia de vacinação e seguirá até que todos estejam vacinados.

Nossa equipe foi orientada e não está medindo esforços para poderem atender a todos os idosos que são o público alvo desta primeira etapa de vacinação. Quero aproveitar e parabenizar a todos pela dedicação e profissionalismo com que estão realizando seus trabalhos porque, além da vacinação, também estamos enfrentando o coronavírus (Covid-19), o que demanda um esforço maior de toda nossa equipe”.

De acordo com a responsável pelo Programa Municipal de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Renata Rodrigues Plácido, a vacinação dos acamados segue cronograma estabelecido pelos serviços de saúde de cada região.

Todas as unidades têm o registro da maioria dos acamados de sua região. Por isso fica mais fácil atendermos a todos os que precisarem da vacina em casa”.

Renata disse também que no caso de o acamado não tiver cadastrado na unidade de saúde de referência, um familiar poderá comunicar a equipe para que seja possível a vacinação na residência.

Alessandra Arrigoni Mosquini, supervisora da Vigilância Epidemiológica de Marília, informa que esta vacina não imuniza contra a doença do Covid-19, porém como os sintomas gripais e do novo coronavírus são parecidos, a imunização permitirá aos médicos mais facilidade de diagnóstico.

A vacina contra a Influenza protege dos subtipos virais A (H1N1 e H3N2) e também Influenza B. O produto é feito de vírus inativado e não oferece risco de provocar gripe”, disse Alessandra

CRONOGRAMA E DIA D
As fases da Campanha de Vacinação contra a Gripe, por público alvo, serão as seguintes:
- 23 de março até 15 de Abril: idosos e profissionais de saúde;
- 16 de abril: professores, profissionais da força de segurança e salvamento, além dos doentes crônicos;
- 09 de maio (Dia D de vacinação): todas as unidades estarão abertas das 8h às 17h, sendo que serão vacinadas as crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), pessoas com mais de 55 anos, gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias após o parto), população indígena e portadores de condições especiais.
A campanha seguirá em todo o país até o dia 23 de maio.

© Copyright 2017. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita do visaonoticias.com
Desenvolvido por StrikeOn