A agilidade do jornalismo online.
Visão Notícias - Informações de Marília e região
Visão Notícias - Informações de Marília e região

Informações de Marília e região

- Marília/SP

Postado em 25/03/2020 às 11:16

Incêndio em beneficiamento de macadâmia causa grande prejuízo na região

  • O incêndio causou um grande prejuízo e levou quatro horas para ser controlado

Sem ponte na SP-333, equipes do Corpo de Bombeiros de Marília tiveram que dar uma grande volta. Mesmo assim, evitaram que o prejuízo fosse ainda maior.

As equipes do Corpo de Bombeiros de Marília e Garça levaram cerca de quatro horas para controlar o incêndio numa propriedade rural de beneficiamento de macadâmia em Julio Mesquita.

Além de ser um produto inflamável, o trabalho foi dificultado por um motivo extra: embora o sítio ficasse às margens da SP-333, as equipes tiveram que dar uma grande volta porque a ponte sobre a rodovia ainda não foi totalmente recuperada.

O incêndio começou por volta das 19h de ontem. Assim que o proprietário ligou para o 193, o comando dos Bombeiros optou por enviar de imediato uma equipe de combate à incêndio de Garça para dar o primeiro atendimento, devido a interdição da SP-333 entre Marília e Julio Mesquita. Só depois chegaram as guarnições de Marília que tiveram que percorrer cerca de 80 km (se a rodovia estivesse liberada seria metade do percurso).

Grande prejuízo

A macadâmia é um produto inflamável devido ao óleo

No local, o fogo atingiu diversos equipamentos utilizados para o beneficiamento, como o silo, secador (feitos de fibra de vido - material altamente inflamável), parte do barracão de armazenamento e o container de resfriamento. Como a macadâmia tem um óleo natural (a exemplo do amendoim), a combustão foi ainda maior.

Por isso, as equipes dos Bombeiros tiveram como primeira preocupação proteger a casa do sítio e também grande parte da produção que já estava ensacada e seria destinada à exportação, segundo informou nesta manhã o tenente Fernando Gomes Calogero que comandou a operação. Mesmo assim, o prejuízo acabou sendo grande para o dono da propriedade rural

As causas do incêndio ainda serão investigadas pelo Instituto de Criminalística de Marília, mas ontem mesmo o proprietário já acionou eletricistas para verificar toda a fiação elétrica. Apesar dos estragos, ninguém ficou ferido.

© Copyright 2017. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita do visaonoticias.com
Desenvolvido por StrikeOn