A agilidade do jornalismo online.
Visão Notícias - Informações de Marília e região
Visão Notícias - Informações de Marília e região

Informações de Marília e região

- Marília/SP

Postado em 24/02/2020 às 18:00

Saúde faz recomendações sobre bebidas, alimentos e repouso para foliões

Dicas incluem controlar ingestão de bebida alcoólica, beber muita água e fazer uma alimentação leve antes, durante e após as festas

Faltando ainda duas noites para terminar o Carnaval, é comum que muitos aproveitem as festas ao ar livre e ignorem alguns cuidados diários e saudáveis que devem ser seguidos em qualquer momento, sobretudo quanto à alimentação e consumo de bebidas. A Secretaria de Estado da Saúde relembra algumas recomendações que podem ajudar os foliões a curtir o feriado com disposição.

A ingestão de bebidas alcoólicas, somada a noites mal dormidas ou poucas horas de sono, afeta o funcionamento do corpo. O corpo precisa de repouso para se recuperar.

O período de descanso, aliado à boa alimentação e hidratação, contribui para a disposição da pessoa. Em média, é recomendável que adultos tenham um sono de sete a nove horas por dia. 

A ressaca pode e deve ser evitada. Efeitos como enjoo, dor de cabeça, cansaço, diarreia e sensibilidade à luz, geralmente estão relacionados à dificuldade do fígado de filtrar todo o excesso de álcool, não conseguindo desintoxicar o organismo. Os rins também sofrem, pela desidratação do consumo exagerado.

Algumas medidas podem reduzir os efeitos negativos do álcool, sobretudo beber bastante água para manter o corpo hidratado, pois o álcool potencializa a desidratação, ao aumentar a diurese (produção de urina pelo rim).

Alimentar-se bem é outra atitude essencial. O recomendado é optar por alimentos leves como verduras e legumes cozidos, diminuindo frituras, doces e alimentos gordurosos.

Se beber, não exagere, optando inclusive por bebidas de baixo percentual alcoólico. Do Portal SP

© Copyright 2017. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita do visaonoticias.com
Desenvolvido por StrikeOn