Quem Somos | Politicas de Privacidade | Termos de uso | A agilidade do jornalismo online.
Visão Notícias - Informações de Marília e região
Visão Notícias - Informações de Marília e região

Informações de Marília e região

- Marília/SP

Postado em 16/10/2019 às 10:00

Administração e os Novos Modelos de Negócios na Era Digital

A Era Digital, considerada como o período das tecnologias digitais, é marcada pelo avanço da tecnologia dos dispositivos eletrônicos analógicos e mecânicos para os dispositivos da tecnologia digital, e tem exigido que as empresas repensem seus modelos de negócios, a descrição de como o empreendimento opera, não somente em termos de quais produtos e serviços ofertar a seus clientes – cada vez mais exigentes –, mas da forma que proporcionam novas experiências de consumo a estes.

Para tanto, o negócio tende a ser duradouro tanto pela exploração de novas tecnologias, inovações e ferramentas disponíveis, mas também pela atenção e revisão das condições e capacidades do ambiente em que se deseja empreender.

Não significa que as oportunidades aconteçam apenas em mercados totalmente novos, até então inexplorados. Podem, também, reinventar mercados existentes, com uma nova proposta de valor em termos de como vender e entregar produtos e serviços ao mercado consumidor.

Neste contexto, há de se falar que nos dias de hoje não mais basta fazer um plano de negócios tradicional, como era desenvolvido há alguns anos. Além de um novo formato de modelagem de negócio, surge, por exemplo, a necessidade de se desenvolver um Produto Mínimo Viável, do inglês, “Minimum Viable Product”, ou apenas, MVP.  Como o próprio nome diz, se refere à versão mais simples de um produto com as mínimas características necessárias para ele ser inserido no mercado. Muito útil para o começo de uma empresa, permite que os empreendedores testem suas hipóteses de negócio e verifiquem se elas realmente fazem sentido. Após as validações do produto com o público-alvo, o plano do projeto vai sendo desenvolvido, seguindo o conceito da pivotagem, que significa girar ou mudar, se referindo a uma mudança no plano de negócios em busca de um novo caminho a seguir.

Um modelo de negócio pode ser considerado de sucesso se a necessidade do consumidor estiver sendo bem atendida, caso haja a criação de valor para a empresa que inovou e desenvolveu o mercado e para os parceiros estratégicos, se for eficiente e diferenciar a empresa dos rivais, e se for sustentável no longo prazo. A estratégia competitiva se torna essencial no sentido de explicar como seu empreendimento irá desenvolver suas atividades de maneira superior aos concorrentes.

É importante ressaltar que a Era Digital tem permitido que novos modelos de negócios surjam (facilmente reproduzidos, com baixo custo, de fácil utilização e grande alcance), impensados na Era Analógica e que foram potencializados, dentre outros fatores, pelo uso de serviços de computação em nuvem (cloud computing), com a utilização de mídias e aplicações nos dispositivos móveis.

Diferentemente da forma como modelos de negócios eram criados antigamente, alguns até por acidente do que por um projeto, atualmente a modelagem de negócios é potencializada pelo uso de planilhas e softwares de simulação, permitindo que sejam testados e ajustados para atender as demandas dos consumidores.

Segundo o coordenador prof. Leandro Machado Tenório, no curso de Administração do UNIVEM o aluno irá, dentre várias as disciplinas e cursos nanodegrees, aprender sobre “Estratégias e Modelos de Negócios na Era Digital” e “Empreendedorismo e Inovação Tecnológica”, além de simular cenários de negócios por meio da plataforma digital MENTUP, que envolve desde o funil de ideias, a montagem e gerência de equipes e competências, até a análise de viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento. Serão desenvolvidas as habilidades e competências de relacionamento interpessoal, simulação de cenários e seus impactos pela análise de dados e tomadas de decisão.

© Copyright 2017. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita do visaonoticias.com
Desenvolvido por StrikeOn

Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade. Para mais informações, clique aqui.