Prefeitura de Marília distribuiu os últimos sete frascos recebidos no mês passado. Governo federal diz que está buscando solução para o problema
A Secretaria Municipal da Saúde anunciou nesta quinta-feira (4) que a vacina BCG (Bacilo Calmette-Guérin), indicada a crianças com até dois anos para proteção contra tuberculose, pode faltar em algumas unidades de saúde. A distribuição das doses aos municípios é de responsabilidade da Secretaria de Estado da Saúde.
O município desconhece as causas do desabastecimento ou abastecimento em quantidade menor que a habitual. Conforme a responsável pelo Programa Municipal de Imunização, enfermeira Renata Rodrigues Plácido, não foi informada previsão para a normalização.
Os pais e responsáveis por bebês de até dois anos, que ainda não receberam a vacina BCG, podem procurar qualquer unidade de saúde da rede, caso não encontre na USF ou UBS mais próxima de casa.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3434-1787, na Sala de Vacina Central. O usuário também pode acessar o endereço eletrônico para conferir a localização das unidades do município.
PROBLEMA NACIONAL - O Ministério da Saúde admitiu que está entregando aos municípios apenas 48% da quantidade necessária de vacinas contra a tuberculose. Mas, afirma que essa situação é pontual e que em greve essa situação deva estar normalizada.
100% DE COBERTURA
Em maio do ano passado, conforme publicado pela Prefeitura de Marília, a cidade atingiu o índice de cobertura de 100% na aplicação da vacina BCG em 2017. Foram imunizadas 2.951 crianças naquele ano.
A BCG é famosa pelo surgimento, após sua aplicação, de uma pequena lesão que inicialmente, apresenta-se como uma mancha arroxeada e dá origem a uma pápula, que é uma elevação sólida da pele.
Após cerca de um mês, a pápula regride e gera uma úlcera, que origina uma cicatriz (observe o seu braço direito). Marília tem registrado altos índices de cobertura nas vacinas previstas no calendário. A maior parte é indicada entre o nascimento até os 15 meses, porém, ao longo de toda a vida as pessoas necessitam de imunização contra doenças.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288