A Páscoa será comemorada neste domingo e é comum o aumento no consumo de doces e chocolates. Porém, é bom adotar alguns cuidados quanto à saúde bucal, uma vez que o açúcar contido nesses alimentos é o principal agente causador da cárie. Portanto, é válido ter cautela e apostar em alternativas mais saudáveis.
Confira a seguir as recomendações de Sandra Kalil Bussadori, do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) para não descuidar da saúde sem abrir mão do sabor.
Alfarroba
A alfarroba é uma alternativa mais saudável na comparação com o chocolate. Feita a partir de um fruto que se assemelha bastante à vagem, tem cor e consistência semelhantes às do doce tradicional, feito com cacau.
Ela pode ser encontrada em diversas versões: barra, creme, em pó e até em formato de ovo, além de ser utilizada na culinária, na fabricação de diversos doces.
Com relação à saúde bucal, o fato de não conter açúcar faz deste alimento uma ótima opção para quem quer ou precisa cortá-lo da dieta.
Cacau
Isoladamente, o cacau não causa qualquer prejuízo à saúde bucal.
O problema é que os chocolates ainda levam outros ingredientes, como leite, açúcar e, no caso de bombons, os mais variados recheios.
Portanto, o mais indicado é consumir os chocolates com maior concentração de cacau – 70% em diante.
É bom lembrar de que todo consumo em excesso pode fazer mal à saúde e, no caso da boca, a higienização após as refeições – e também depois de comer doces – é fundamental.
Os ovos de Páscoa diet, que não contêm açúcar, podem ser alternativa se consumidos com moderação, pois na maioria dos casos a quantidade de gorduras e componentes artificiais são aumentadas.
Mais frutas
Quando o assunto é a alimentação mais saudável e o cuidado com a ingestão de açúcar, uma opção que sempre vem à cabeça são as frutas, principalmente em almoços e jantares comuns em datas como esta. Contudo, é preciso ter atenção, pois o consumo em excesso de frutas ácidas pode alterar o pH da boca, tornando-a um ambiente propício para a ocorrência da cárie e da erosão dental.
Embora todas as opções apresentadas sejam mais saudáveis, é válido seguir a combinação de sucesso da saúde bucal: higiene correta + visitas regulares ao cirurgião-dentista.
Além disso, as crianças com menos de dois anos de idade, não devem consumir qualquer alimento com açúcar, e este, segundo Sandra Kalil Bussadori, é um hábito que pode ser cultivado por toda a vida.
Portanto, a recomendação, independentemente do consumo do açúcar, é limpar os dentes com escova, fio e creme dental fluoretado, seguindo as instruções do cirurgião-dentista, que deve ser consultado regularmente.
Com estas medidas, será possível manter a saúde na Páscoa e em todas as outras épocas do ano!
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288