A agilidade do jornalismo online.
Visão Notícias - Informações de Marília e região
Visão Notícias - Informações de Marília e região

Informações de Marília e região

- Marília/SP

Postado em 15/03/2019 às 14:25

Prefeitura de Pompeia recupera vicinal atingida por temporal

  • Maquinário da Prefeitura trabalha na recuperação provisória da vicinal.

Vicinal que liga Pompeia a Queiroz estava em boas condições, mas não resistiu a intensidade da chuva. Prefeitura decreta estado de calamidade pública na zona rural. Tráfego de veículos foi liberado no final da tarde.

Uma força tarefa da Prefeitura de Pompeia iniciou nesta manhã o trabalho de recuperação de um trecho da Vicinal Tufic Baracat (altura do km 7) que foi danificada depois que uma tromba d’água abriu uma enorme erosão no local. O tráfego de veículos teve que ser desviado.

Por volta das 16h30, a assessoria de imprensa da Prefeitura informou que o trabalho emergencial foi concluído e o tráfego de veículos foi novamente liberado. Mas, os motoristas devem ficar atentos principalmente se voltar a chover forte na região.

SURPRESA - De acordo com usuários que trafegam pela estrada diariamente, as condições do asfalto eram boas, tanto que recentemente a Prefeitura fez uma operação tapa-buracos em trechos mais complicados. Por isso, eles ficaram surpresos ao conhecer o tamanho da erosão criada.

"Aqui, é uma via importante demais para caminhão, foi feito um tapa buraco aqui nessa estrada e foi muito bom, porque foi até metade da estrada que eu utilizo, vai até um pouco antes de Queiroz. Mas a chuva foi demais aqui. Aqui foi igual Quintana, muita água que veio de uma vez só, e a estrada não aguenta mesmo. Esse problema aqui, eu soube por um grupo de caminhoneiro que temos, e nós estamos na safra do amendoim, e está complicando toda a vida do pessoal", afirmou o produtor de leite, Celso Vitorio Corradi. 

Moradores que utilizam todos os dias a vicinal ficaram surpresos com o tamanho da cratera.

‘’Eu utilizo essa vicinal duas vezes ao dia. Faço transporte de funcionários e sou trabalhador rural, ali em Novos Cravinhos, na área de Amendoim. Ontem à noite, as 19h, passamos por aqui e não estava essa erosão toda ainda não mas já havia um buraco. A chuva estava forte, quase não dava pra ver a pista direito. A gente estava a 40km/h. Hoje cedo nós tivemos essa surpresa. Não esperávamos. Há menos de um mês a Prefeitura tampou os buracos de toda a Vicinal, principalmente ali perto do lacticinio, teve uma grande melhora ali", acrescentou o trabalhador rural, Henrique Gonzales Coluci.   

AGRAVANTES

Mas, dois fatores podem ter contribuído para  a erosão: o tráfego intenso de pesados caminhões de uma usina de álcool da região (acima inclusive do máximo permitido (alguns com até 80 toneladas sendo que havia sido projetada para 25 toneladas) e ao mesmo tempo a chuva intensa e em um curto espaço de tempo (130 milímetros em apenas três horas). 

Além do escoamento agrícola e transporte escolar e dos moradores, vicinal está recebendo tráfego pesado de caminhões, acima do máximo permitido.

PREOCUPAÇÃO - Como a vicinal é muito utilizada para o escoamento agrícola e também transporte de pessoas, a Prefeitura iniciou logo cedo o trabalho de recuperação. Uma das primeiras medidas foi decretar estado de calamidade pública na zona rural, o que permite mais agilidade para tomar as medidas de urgência necessárias para a recuperação do local.

A prefeita Tina Januário já agendou para segunda-feira audiências na Casa Civil e com o vice-governador Rodrigo Garcia para solicitar os recursos necessários e o apoio do Governo do Estado para realizar a obra na Vicinal Tufic Baracat. 

 

 

 

© Copyright 2017. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita do visaonoticias.com
Desenvolvido por StrikeOn