Manipulação de alimentos: Saúde capacita servidores da Educação

Compartilhe:

Setor serve quase 40 mil refeições por dia.Curso foi ministrado por Luciano Rocha Villela, supervisor da Vigilância Sanitária de Marília

Mais de 200 atendentes escolares que, entre suas atribuições, têm a responsabilidade do preparo da merenda escolar, participaram de uma capacitação, promovida em parceira com a Secretaria Municipal da Saúde, sobre boas práticas em manipulação de alimentos. O treinamento incluiu o Banco de Leite Humano de Marília, que deu orientações sobre o aleitamento materno.

A Coordenadoria de Alimentação Escolar de Marília, vinculada à Secretaria Municipal da Educação, gerencia um sistema que serve 37.292 refeições por dia.

O serviço abrange Emeis (Escolas Municipais de Ensino Infantil), Emefs (Escolas Municipais de Educação Fundamental) e também escolas estaduais, por meio de convênio.

As carnes e os hortifrutis são entregues semanalmente pelos fornecedores direto nas escolas. Cada estabelecimento é responsável pela conservação dos itens. Por isso a importância da capacitação dos atendentes que irão manipular e servir.

Importante salientar ainda que pelo menos 1/4 dos funcionários participantes foram contratados no concurso de 2018.

QUALIDADE

A coordenadora de alimentação escolar do município, Maria Sidinéia Gomes Ragonha, é ex-diretora de escola e tem vasta experiência na área. Ela conta que a merenda de Marília inclui quatro tipos de carne (bovina, suína, de peixe e de aves).

São priorizadas as necessidades de cada escola, através de cardápios adequados elaborados pelas nutricionistas. “O cardápio varia de acordo com a idade e o tempo que o aluno permanece na escola. Esse trabalho é acompanhado pelo Conselho de Alimentação Escolar”, explica.

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.