Um café da manhã especial realizado durante a semana marcou o fortalecimento da assistência à pessoa ostomizada em Marília. Neste ano, a entrega de insumos foi transferida para a Secretaria Municipal da Saúde, que passou a apoiar a estabeleceu nova parceria com a Aomar (Associação dos Ostomizados de Marília e Região).
Em 2018, a estomia (também chamada de ostomia) virou assunto de domínio popular depois que o presidente eleito, então candidato, Jair Bolsonaro, sofreu um atentado e precisou passar por cirurgia, com a derivação no intestino e uso de bolsa coletora.
Mas os mitos e os preconceitos persistem. O que poucos sabem é que todo ostomizado tem direito à assistência pelo SUS (Sistema Único de Saúde), independente do poder aquisitivo, e deve receber a bolsa, insumos e orientações de um profissional capacitado, para uso desse recurso.
APOIO DA ENTIDADE
Célia (foto a esquerda): entidade oferece todo apoio aos usuários.
A presidente da Aomar, Célia Castro , que também faz parte do Comus (Conselho Municipal de Saúde), afirma que o papel da entidade é oferecer apoio emocional e social, além de informação e representação dos direitos dos usuários. No cadastro da entidade existem mais de 150 pessoas.
“Nossa luta é pela qualidade de vida e dignidade para que o material esteja sempre disponível pelo SUS, que tenha qualidade, não agrida a pele da pessoa ostomizada. A nossa preocupação é que as pessoas superem essa adversidade da melhor maneira. Existe vida após a estomia!” declarou a presidente.
Célia afirma que 2018 é um ano para ser comemorado para os pacientes. Desde julho os insumos passaram a ser distribuídos pela Prefeitura, que reforçou o suporte profissional, por meio da atuação de uma enfermeira do município.
Mais informações sobre a Aomar podem ser obtidas pelo telefone (14) 99893-7216.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288