Para ganhar uma bicicleta na pequena cidade de Killis, na Turquia, as crianças não precisam escrever cartinhas para o Papai Noel e nem esperar qualquer outra data comemorativa.
A prefeitura oferece o item de graça. Quer dizer, mais ou menos. Na verdade, para merecer o "presente", elas precisam cumprir três requisitos: fazer um parente parar de fumar, ter um bom desempenho na escola e pedalar pelo menos uma hora por dia. Nada mal, não é?
Hilmi Caban, 9 anos, foi um dos agraciados. "Estou muito feliz por ter ganhado", disse o menino, em entrevista ao jornal britânico The Guardian.
A ideia partiu da administração do prefeito Hasan Kara, que pretende tornar a cidade, dominada por um trânisito insano de carros e motos, um local mais saudável e amigável. O pequeno município, que faz fronteira com a Síria, viu sua população dobrar em poucos anos, desde o início da guerra. Kara explicou que não quer que Killis seja vista como um local devastado pelos conflitos, mas como um local que abriu as portas graciosamente para os refugiados.
"Até o momento, já distribuímos mais de 4 mil bicicletas. Nosso objetivo é entregar pelo menos 15 mil", conta. Além disso, a prefeitura tem investido na construção de ciclovias interligadas, para possibilitar a substituição dos veículos motorizados pelas pedaladas. Uma delas tem pouco mais de 6 quilômetros e é protegida por um canteiro de flores.
"Talvez, Killis se torne uma cidade de bicicleta, como as da Holanda", sonha o prefeito.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288