A agilidade do jornalismo online.
Visão Notícias - Informações de Marília e região
Visão Notícias - Informações de Marília e região

Informações de Marília e região

- Marília/SP

Postado em 21/11/2018 às 10:00

Vantagens de escolher a fibra ótica para a sua empresa

As tecnologias para internet têm evoluído rapidamente e as empresas que querem se tornar mais competitivas e produtivas precisam acompanhar esse avanço. A fibra ótica é um dos principais ganhos do advento tecnológico no ramo da transmissão de dados e apostar em uma rede que é mais rápida e mais estável traz um importante retorno para as empresas, tanto na produtividade quanto na capacidade de competir com as demais.

Investir em uma internet com maior velocidade e menos risco de quedas é essencial para uma empresa se firmar no mercado e contratar um serviço de internet por fibra ótica pode trazer muitas vantagens. Vamos conhecer algumas.

Maior velocidade

A principal diferença entre a fibra ótica e a internet comum é a tecnologia. A rede amplamente usada em residências e até algumas empresas é a DSL (Digital Subscriber Line - Linha Digital de Assinante) que, na maioria das vezes usa a infraestrutura já existente de linhas telefônicas, com cabos de cobre.

Esse tipo de rede sofre inúmeras interferências, desde eletromagnéticas até da própria telefonia, que compete com os dados transmitidos pela mesma rede.

Por essa razão, a DSL não consegue alcançar velocidades tão altas. A versão mais avançada dessa tecnologia, ADSL 2/2+, chega a velocidade máxima de 24 Mbps.

Já a fibra ótica é constituída por um filamento cilíndrico flexível capaz de conduzir luz, imagens e impulsos codificados, que chamamos de dados. Uma das principais vantagens é a não interferência eletromagnética, que acomete a DSL, tornando a fibra muito mais estável que outros meios tradicionais.

O resultado é a transferência de dados em altíssima velocidade.

Disponível para empresas e residências por empresas como a Oi Empresarial, a fibra ótica conduz dados com taxas de transmissão próximas de 40 Gbps, velocidade de internet que ainda não foi superada por qualquer tecnologia. É simplesmente a tecnologia mais avançada em termos de tráfego de dados utilizada comercialmente.

Sinal mais estável

Além da velocidade ampliada, a fibra ótica também é mais estável do que a rede de internet comum. Por não sofrer interferência eletromagnética, o sinal quase não se degrada ao longo do percurso.

 A altíssima velocidade em que a luz percorre o fio (30% mais baixa que a velocidade de propagação da luz no vácuo, de 300.000 km/s) garante que os dados percorram a fibra sem degradação de sinal até 40 quilômetros. Uma rede de fios de cobre começa a perder o sinal a partir dos 100 metros.

Mais liberdade para tarefas do dia a dia

A maior latência da fibra ótica também é uma vantagem. Como os dados percorrem a rede com mais velocidade de um ponto a outro, a fibra ótica torna melhor a execução de tarefas do dia a dia da empresa, como downloads, uploads, troca de mensagens de áudio, vídeos e até webconferências.

Instalação facilitada

A fibra ótica também é mais facilmente instalável, uma vez que o cabo é flexível e bem menos espesso do que os cabos tradicionais de cobre.

Em prédios mais antigos, obstruções na tubulação de rede elétrica e de internet podem atrapalhar a instalação da internet normal.

A fibra ótica ultrapassa esse tipo de obstáculo com mais facilidade, sendo sua instalação mais rápida.

Há vantagens também para pessoas físicas. Caso você queira contratar um plano acesse: Oi Internet. 

© Copyright 2017. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita do visaonoticias.com
Desenvolvido por StrikeOn