Outubro Rosa inspira estilista em coleção de vestidos de noivas

Compartilhe:

A moda pode, sim, ser instrumento de alerta à prevenção no Outubro Rosa, mês destinado à conscientização sobre do câncer de mama.

Foi pensando nisso que o estilista Edson Eddel, especializado em moda noiva, criou uma coleção de vestidos inspirada no mês - e com parte da renda revertida para a instituição beneficente Anjos e Asas, de Curitiba, Paraná. "Eu soube de mulheres em tratamento de câncer que foram desrespeitadas em algumas lojas, por estarem careca em razão da quimioterapia. Isso é mais do que discriminação, isso é crueldade. Toda mulher deve ser tratada da mesma maneira, independentemente de sua aparência", diz Edson.

A perda da mama com a mastectomia é um reflexo que afeta negativamente muitas pacientes, mas pode ser driblada com o uso de peças que disfarçam a cirurgia.

Os vestidos são doados para noivas que não têm condição de comprar um, mas podem ser adquiridos por R$ 3 mil a R$ 20 mil para qualquer cliente que queira subir de rosa ao altar e ainda ajudar a causa.

A importância da família e de pessoas que amam é fundamental durante o tratamento e, por isso mesmo, um dos casos que mais surpreendeu Edson foi o de uma jovem, cujo nome foi preservado por ele para resguardar a privacidade, abandonada pelo noivo após receber o diagnóstico. "Uma moça descobriu ter câncer quando estava de casamento marcado. O noivo inventou uma viagem e sumiu, nunca mais a procurou nem atendeu suas ligações e mensagens. Durante o tratamento, ela conheceu um médico, se apaixonou e os dois se casaram. Parece trama de novela, mas é a vida real. Muitos namorados, noivos e maridos abandonam a mulher com câncer. Pra mim, são covardes", relata Edson.

Edson destaca, finalmente, a importância da solidariedade em seu trabalho.

"Como estilista, quero fazer a diferença no mundo. Não basta só criar lindos vestidos. É necessário ajudar as pessoas por meio da moda. Quando vejo uma mulher sorrir e com brilho nos olhos por se sentir bonita com um vestido meu, me sinto realizado. A garra dessas pacientes em tratamento de câncer me fez desprezar os pequenos problemas do cotidiano e dar mais valor a tudo de bom que já conquistei", vibra.

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.