A agilidade do jornalismo online.
Visão Notícias - Informações de Marília e região
Visão Notícias - Informações de Marília e região

Informações de Marília e região

- Marília/SP

Postado em 05/10/2018 às 13:00

Os erros mais cometidos pelas equipes de trade marketing

Alguns erros cometidos na gestão de trade marketing são recorrentes e podem colocar em risco toda a estratégia traçada para alavancar as vendas. Os equívocos acontecem por diversos motivos,  desde a falta de experiência, inexistência do controle da equipe externa, até a pressa na execução. É dever do gestor da área buscar recursos, informações e ferramentas para evitar que essas falhas aconteçam.

Para ajudar você a identificar esses equívocos, separamos os erros mais cometidos pelas equipes de trade marketing.

Confira:

Acompanhar indicadores em excesso

Apesar do acompanhamento das estratégias de trade ser uma premissa de todo gestor da área, isso não significa que você deva se ater a todos eles.

Para uma gestão verdadeiramente eficiente, você precisa entender bem quais são os indicadores de performance mais importantes para a sua estratégia, e quais métricas representam o seu sucesso.

Portanto, ignorar o acompanhamento dos resultados e fixar a atenção em vários indicadores ao mesmo tempo, são estratégias igualmente prejudiciais.

Ignorar a necessidade de treinamento da equipe

A falta de foco nas vendas é o primeiro sinal da falta de preparo da equipe de trade marketing. Promotores que passam mais tempo do que deveriam conversando com os clientes, falta de foco, argumento e persuasão, são alguns dos problemas encontrados nos PDVs quando falta treinamento.

Outro reflexo da falta de capacitação da equipe de trade é a falha na apresentação de informações necessárias para levar o consumidor a efetivar a compra. Isso acontece porque a equipe está despreparada para responder de forma adequada às dúvidas dos clientes.

Falta de controle dos estoques

A falta de produtos nas gôndolas destrói qualquer estratégia de trade marketing, jogando fora investimento, tempo e recursos da indústria e do varejo.

Dessa forma, é necessário acompanhar os estoques bem de perto, e nesse caso, contar com um sistema de gestão de trade marketing é fundamental.

Por meio da ferramenta, é possível fazer o controle de equipe externa de forma eficiente, além de proporcionar um canal para que os promotores enviem informações em tempo real para o pessoal de back office, o que ajuda a antever demandas.

Assim, com o estoque monitorado, é possível programar as reposições, evitando rupturas.

Organização do PDV

Um PDV sujo, com mercadorias amassadas, e até mesmo vencidas, passa uma péssima impressão para o cliente. É importante ficar atento a cada detalhe para incentivar o interesse do cliente em adquirir os seus produtos.

Ignorar a necessidade de um sistema de trade marketing

Não é possível ter o controle total das estratégias de trade marketing sem a ajuda de um sistema.

Com ele, você tem acesso a dados como monitoramento da equipe externa em tempo real, comprovação de visitas, acompanhamento da produtividade, pode dar feedbacks em tempo real e as informações alimentadas no sistema ainda ajudam a melhorar os processos.

Sistemas como o Agile Promoter contam ainda um aplicativo de trade marketing, favorecendo ainda mais a agilidade no monitoramento e transmissão de informações.

Ignorar a necessidade da incorporação da tecnologia na gestão de trade marketing significa a perda de recursos importantes, que podem prejudicar a empresa frente aos mercados cada vez mais competitivos

 

 

© Copyright 2017. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita do visaonoticias.com
Desenvolvido por StrikeOn