A agilidade do jornalismo online.
Visão Notícias - Informações de Marília e região
Visão Notícias - Informações de Marília e região

Informações de Marília e região

- Marília/SP

Postado em 23/09/2018 às 13:00

UNIVEM/BOGOTÁ: ConPaz amplia discussão para diversas áreas do conhecimento

  • Momento do encerramento da terceira edição do ConPaz. Previsão é de que o Congresso de 2019 seja realizado em 2019

O Centro Universitário Eurípides de Marília – UNIVEM esteve presente no III Congresso da Paz, em Bogotá, Colômbia. O evento foi realizado na Universidade Católica da Colômbia  - UCC, nos dias 11 e 12 deste mês.

Representaram a instituição de ensino superior o Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Prof. Dr. Lafayette Pozzoli e a Pró-Reitora de Graduação, Profª Drª Raquel Ferraroni Sanches, além de alunos da graduação e mestrado em Direito do UNIVEM que apresentaram artigos em grupos de trabalho.

Segundo explicou o Prof. Dr. Lafayette Pozzoli, o III ConPaz representou a consolidação de um projeto de desenvolver congressos não só na área do Direito, mas que envolvessem todas as áreas do conhecimento.

O conceito de paz está presente em todas as áreas. Nossa preocupação, num primeiro momento, foi trabalhar a internacionalização do UNIVEM, oferecendo aos nossos alunos a oportunidade de discutir a paz dentro do Direito e de fazer algum trabalho fora do país. Hoje, essas discussões atingiram profissionais e alunos de outras áreas do conhecimento”, destacou. Durante o III ConPaz o Prof. Lafayette Pozzoli proferiu a palestra “La paz, el principio constitucional de la fraternidade y el derecho como función promocional de la dignidade de persona humana”, afirmou o Prof. Dr. Lafayette.

Professor Dr. Lafayette Pozzoli e a professora Drª Raquel Ferraroni Sanches durante o III  Congresso da Paz, em Bogotá

AMPLIAÇÃO - “A cada Congresso ampliamos nossa noção de entendimento sobre os processos que conduzem a paz”, comentou a Profª Drª Raquel Ferraroni Sanches que proferiu a palestra “La constante búsqueda por la formación humanista para la enseñanza jurídica”.

Segundo ela, esse é um importante processo de imersão onde diferentes países discutem mecanismos que devem ser adotados para alcançar um caminho de convivência harmônica. “Esse é o papel da educação como um todo: promover a consciência do cidadão para que ele trabalhe cada vez mais em busca da paz, e o UNIVEM já trabalha a passos largos nesse trabalho”, destacou.

Aluna do 6º termo do curso de Direito do UNIVEM, Maria de Fátima Rodrigues de Oliveira, participou das três edições do Congresso da Paz. Para ela, uma oportunidade ímpar de agregar conhecimento.

“É fundamental conhecermos a visão de Direitos de outros países. É uma possibilidade de absorver e incorporar experiências para o nosso país. No mundo atual, onde o poder e a disputa imperam, é preciso ser firme no propósito de termos um mundo melhor, mais fraterno, livre dos problemas e conflitos, e nós, como operadores do Direito, temos que lutar por isso”, ressaltou.

A previsão é de o IV Congresso da Paz seja realizado na Argentina, o V no México e o VI ConPaz na República Dominicana. Mais informações estão disponíveis no site do Mestrado do UNIVEM ou por e-mail mestradojus@univem.edu.br

 

 

© Copyright 2017. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita do visaonoticias.com
Desenvolvido por StrikeOn