O segundo tesoureiro da Associação Comercial e Industrial de Marília (ACIM), Reinaldo Miguel, lamentou a quantidade de impostos pagos pelos brasileiros que no sábado superou a marca de R$ 1,6 trilhão arrecadados pelos Governos: Municipal, Estadual e Federal, conforme divulgou o “impostômetro”, criado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Marília, por exemplo, arrecadou cerca de R$ 157 milhões em impostos desde o começo do ano.
Reinaldo Miguel lembra que no ano passado o valor foi atingido 23 dias depois, ou seja, no dia 02 de outubro na comparação com 2018. “Esse avanço da arrecadação revela que o problema das finanças públicas não está do lado da receita: está do lado dos gastos”, disse o economista da ACSP, Marcel Solimeo, que constantemente analisa o valor arrecadado com o tempo de recolhimento.
O diretor da ACIM observou que são muitos os motivos do crescimento da arrecadação, antes de período normal, ou próximo do ano anterior.
“Acredito que a economia está lentamente se recuperando, porém, a elevação se deve aos itens altamente tributáveis como são os casos da energia e dos veículos”, recordou o dirigente ao lembrar que a baixa inflação também contribuiu para o resultado.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288