Gripe preocupa toda região. Marília já teve cinco mortes este ano

Compartilhe:

As Secretarias Municipais da Saúde dos municípios da região estão em alerta por causa dos casos de gripe, principalmente em virtude dos casos de morte que estão sendo registrados. Só em Marília, foram cinco óbitos neste ano. Já em Bauru, foram 14 casos fatais.

Em meio a essas notícias, a maior preocupação das equipes é no sentido de conscientizar a população sobre a importância da vacina, principalmente o público-alvo: gestantes, crianças com menos de nove anos, adultos acima dos 50 anos e portadores de doenças crônicas.

Em Marília a cobertura vacinal está em 80,77%, mas, dos cinco óbitos ocorridos dois haviam sido imunizados (uma portadora de trissomia - Down - e em relação a outro não foi possível fazer a confirmação de que havia sido mesmo vacinado).

Ainda de acordo com os dados da Secretaria, as mortes em Marília (SRAG - Síndrome Respiratória Aguda Grave) foram principalmente para H1N1 (duas mortes). Veja quadro ao lado. 

CUIDADOS

A enfermeira responsável pelo programa de imunização da Secretaria Municipal da Saúde, Renata Rodrigues Plácido, alerta a população para a importância da imunização e lembra também outros cuidados.

É importante evitar ambientes fechados, lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool gel 70% regularmente, especialmente depois de tocar o nariz e a boca ou superfícies que possam estar contaminadas”, destaca.

Outra dica é evitar ficar por muito tempo em locais com grande aglomeração de pessoas. Em caso de espirro, a orientação é cobrir com lenço descartável. Se não for possível, é recomendado usar o antebraço ao invés da mão.

Casos em Bauru - É outra cidade da região onde a doança preocupa. O Departamento de Saúde Coletiva confirmou mais quatro mortes por Influenza A. São sete casos positivos de H1N1, dois casos positivos de H3N2 e um caso de Influenza A- não subtipado.

A cidade totaliza neste ano, 37 casos positivos de influenza, sendo 30 de H1N1, 05 casos de H3N2 e 2 Influenza A- não subtipado. Destes, 12 óbitos por H1N1 e 2 por Influenza A- não subtipado.

 

 

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.