Quem Somos | Politicas de Privacidade | Termos de uso | A agilidade do jornalismo online.
Visão Notícias - Informações de Marília e região
Visão Notícias - Informações de Marília e região

Informações de Marília e região

- Marília/SP

Postado em 18/07/2018 às 21:00

Afundado em 1905, navio russo que carregava R$ 500 bi em ouro é localizado

Um navio russo desaparecido há 113 anos foi achado no litoral da ilha de Ulleungdo, que fica a 120km ao leste da Península da Coreia. O cruzador Dmitrii Donskoi teria sido afundado em maio de 1905, durante a guerra entre a Rússia e o Japão. De acordo com relatos da época, a embarcação carregava barras e moedas de ouro no valor de o equivalente a R$ 500 bilhões e dinheiro em espécie para o pagamento de pessoal da Marinha russa.

O Dmitrii Donskoi foi envolvido na batalha de Tsushima, que terminou com vitória da Marinha japonesa. De acordo com reportagem do "Daily Telegraph", o ouro foi transferido ao cruzador à medida que outros navios da frota iam afundando após ser atingidos por canhões nipônicos. O Dmitrii Donskoi foi atingido por disparos inimigos quando fugia para Vladivostok (Rússia).

Durante vários anos, a empresa caçadora de tesouros sul-coreana Shinil Group trabalhou para identificar com precisão a localização do Dmitrii Donskoi. Uma força-tarefa reunindo companhias de China, Canadá e Reino Unido foi criada para recuperar o ouro em águas da Coreia do Sul.

"Localizamos coisas que parecem caixas de tesouro, mas ainda não as abrimos", disse a Shinil Group em nota oficial divulgada pela agência estatal sul-coreana Yonhap.

Ao todo, são 5.500 caixas, pesando 2.000 toneladas. Parte do ouro será entregue à Rússia. A Shinil prometeu, ainda, gastar 10% do valor retirado do cruzador em investimentos em Ulleungdo, que vive do turismo doméstico.

© Copyright 2017. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita do visaonoticias.com
Desenvolvido por StrikeOn

Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade. Para mais informações, clique aqui.