Câncer bucal: enfermidade causa aproximadamente 13 mortes por dia no Brasil

Compartilhe:

População deve estar atenta, os principais fatores de risco incluem combinação de álcool e cigarro, mas higiene bucal também deve ser observada. 

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), mais de 600 mil casos de câncer, em todas as suas formas, são projetados para 2019. O câncer de boca mata cerca de cinco mil brasileiros anualmente - são mais de 13 mortes por dia. É essencial, o conhecimento acerca dos fatores de risco e de como esse tipo de câncer se dá na população.

Os principais fatores de desenvolvimento do câncer na boca são: tabaco e álcool. Portanto não fumar e consumir moderadamente bebidas alcoólicas são as formas básicas de prevenção.

O tabaco quando associado ao álcool aumenta ainda mais o risco. A doença ocorre, frequentemente, no lábio, borda de língua, assoalho da boca, e garganta. Além disso, tem maior ocorrência em homens do que em mulheres e atinge principalmente pessoas acima de 40 anos de idade.

Feridas nos lábios, inchaços na bochecha, perda de sensibilidade, manchas brancas ou vermelhas, dificuldade de mastigar ou engolir alimentos, mudanças na voz, alterações da cor da mucosa da boca e feridas que não cicatrizam são alguns dos sinais mais comuns. 

É preciso também nos preocupar em manter a higiene da boca e ter alimentação saudável, consumindo frequentemente frutas e verduras. Qualquer alteração que a pessoa perceber é razão para procurar um cirurgião-dentista.

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.